sexta-feira, 26 de junho de 2009

1 Samuel 25:32-44

1 Samuel 25:32-44

32 Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro.
33 E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.
34 Porque, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino.
35 Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face.
36 E, vindo Abigail a Nabal, eis que tinha em sua casa um banquete, como banquete de rei; e o coração de Nabal estava alegre nele, e ele já muito embriagado, pelo que ela não lhe deu a entender coisa alguma, pequena nem grande, até à luz da manhã.
37 Sucedeu, pois, que pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu o seu coração, e ficou ele como pedra.
38 E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu.
39 E, ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que julgou a causa de minha afronta recebida da mão de Nabal, e deteve a seu servo do mal, fazendo o Senhor tornar o mal de Nabal sobre a sua cabeça. E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher.
40 Vindo, pois, os criados de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe falaram, dizendo: Davi nos tem mandado a ti, para te tomar por sua mulher.
41 Então ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos criados de meu senhor.
42 E Abigail se apressou, e se levantou, e montou num jumento com as suas cinco moças que seguiam as suas pisadas; e ela seguiu os mensageiros de Davi, e foi sua mulher.
43 Também tomou Davi a Ainoã de Jizreel; e ambas foram suas mulheres.
44 Porque Saul tinha dado sua filha Mical, mulher de Davi, a Palti, filho de Laís, o qual era de Galim.


1 Samuel 25:32-44

Enquanto Nabal celebra como um rei (após ter rejeitado e insultado o verdadeiro rei), o próprio Deus o aflige. Não perdemos nada deixando o Senhor agir por nós.

Abigail, uma mulher de fé, distingue-se por sua sensatez, seu senso de urgência (ela se apressa; v. 18, 23, 42), sua humildade e devoção. “Quando o SENHOR te houver feito o bem, lembrar-te-ás da tua serva” (v. 31, compare o pedido dela com o do ladrão em Lucas 23:42).

Ela recebe uma resposta que excede todas as suas expectativas – Davi a toma por esposa. E, sem um único arrependimento, essa mulher deixa as riquezas para compartilhar o destino do rei rejeitado nas cavernas e desertos. Anteriormente casada com um tolo, ela se torna a feliz companhia do “amado” em seus sofrimentos naquele momento, e em seu reinado no futuro. Que bela figura da Igreja, noiva de Cristo, compartilhando a posição de seu Senhor, neste momento rejeitado e desconhecido pelo mundo, para em um breve futuro vir com toda a Sua glória e majestade! “Se perseveramos, também com ele reinaremos” (2 Timóteo 2:12; Romanos 8:17).



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário