sexta-feira, 26 de junho de 2009

João 2.13-25

João 2.13-25

13 Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém.
14 E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados;
15 tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas
16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
17 Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.
18 Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Que sinal nos mostras, para fazeres estas coisas?
19 Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.
20 Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás?
21 Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo.
22 Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus.
23 Estando ele em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome;
24 mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos.
25 E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana.


João 2:13-25

De Cafarnaum o Senhor Jesus sobe a Jerusalém. A páscoa dos judeus está próxima. Essa festa já perdera a característica das "festas fixas do Senhor", nem de uma "santa convocação" (Levítico 23:2; Cf. João 7:2). O templo está cheio de mercadores vendendo os diferentes animais necessários para os sacrifícios. O Senhor, indignado com esse vergonhoso comércio, purifica a casa de Seu Pai (v. 16).

Amigo cristão, o seu corpo é o templo do Espírito Santo. Se você tem-se permitido ser invadido e ser dominado por hábitos e pensamentos impuros, deve deixar que o Senhor coloque tudo em ordem e o santifique. É interesse dEle que você ame o Seu Pai.

As pessoas de quem se fala nos versículos 23-25 criam em Jesus com as suas mentes, sem que os seus corações fossem verdadeiramente tocados. Reconheciam o Seu poder para realizar milagres, mas isso não era fé, e o Senhor Jesus não se comprometeu com eles. Porque "a fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo" (compare v. 22 com Romanos 10:17). O perfeito conhecimento que o Senhor Jesus tem do coração humano é uma prova de Sua divindade (v. 25; leia Jeremias 17:9, 10). Mas o Seu amor não se tem esfriado por isso. Seu motivo para amá-los provém dEle mesmo e não do amor que o homem Lhe retribui.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário