sexta-feira, 26 de junho de 2009

1 Samuel 25:18-31

1 Samuel 25:18-31

18 Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos.
19 E disse aos seus moços: Ide adiante de mim, eis que vos seguirei de perto. O que, porém, não declarou a seu marido Nabal.
20 E sucedeu que, andando ela montada num jumento, desceu pelo encoberto do monte, e eis que Davi e os seus homens lhe vinham ao encontro, e ela encontrou-se com eles.
21 E disse Davi: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem, e ele me pagou mal por bem.
22 Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até amanhã de tudo o que tem, até mesmo um menino.
23 Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.
24 E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.
25 Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.
26 Agora, pois, meu senhor, vive o Senhor, e vive a tua alma, que o Senhor te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor.
27 E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor.
28 Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o Senhor casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do Senhor, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias,
29 E, levantando-se algum homem para te perseguir, e para procurar a tua morte, contudo a vida de meu senhor será atada no feixe dos que vivem com o Senhor teu Deus; porém a vida de teus inimigos ele arrojará ao longe, como do meio do côncavo de uma funda.
30 E há de ser que, usando o Senhor com o meu senhor conforme a todo o bem que já tem falado de ti, e te houver estabelecido príncipe sobre Israel,
31 Então, meu senhor, não te será por tropeço, nem por pesar no coração, o sangue que sem causa derramaste, nem tampouco por ter se vingado o meu senhor a si mesmo; e quando o Senhor fizer bem a meu senhor, lembra-te então da tua serva.

1 Samuel 25:18-31

“Pagam-me o mal pelo bem, o que é desolação para a minha alma”, disse Davi no Salmo 35:12. Era isso o que Nabal estava fazendo. Saul tinha feito isso no capítulo anterior, como ele mesmo reconheceu: “Tu me recompensaste com bem, e eu te paguei com mal” (24:17). Mas desta vez Davi não retribuiu com o bem. Em uma explosão de ira, o capitão ofendido prepara sua espada para a vingança. Ele não mais se parece com o perfeito Modelo, “pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente” (1 Pedro 2:23).

Na casa de Nabal, sabedoria e insensatez habitavam lado a lado. A loucura foi demonstrada pela boca do incrédulo Nabal (cujo nome significa tolo). A sabedoria, por sua vez, é revelada em Abigail, uma mulher “sensata” (v. 3). Com seus presentes, ela vai ao encontro daquele que reconhece como o ungido do Senhor. Ela se curva até o chão, confessa sua indignidade e exalta a glória presente e futura que sua fé discerne no rei escolhido por Deus. Vemos que a incredulidade e a loucura andam de mãos dadas, enquanto a verdadeira sabedoria e a fé são inseparáveis.


Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário