quarta-feira, 3 de junho de 2009

1 Samuel 14:11-22

1 Samuel 14:11-22

11 Revelando-se eles à guarnição dos filisteus, disseram os filisteus: Eis que já os hebreus saíram das cavernas em que se tinham escondido.
12 E os homens da guarnição responderam a Jônatas e ao seu pajem de armas, e disseram: Subi a nós, e nós vos ensinaremos uma lição. E disse Jônatas ao seu pajem de armas: Sobe atrás de mim, porque o Senhor os tem entregado na mão de Israel.
13 Então subiu Jônatas com os pés e com as mãos, e o seu pajem de armas atrás dele; e os filisteus caíam diante de Jônatas, e o seu pajem de armas os matava atrás dele.
14 E sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu pajem de armas feriram uns vinte homens, em cerca de meia jeira de terra que uma junta de bois podia lavrar.
15 E houve tremor no arraial, no campo e em todo o povo; também a mesma guarnição e os saqueadores tremeram, até a terra se estremeceu porquanto era tremor de Deus.
16 Olharam, pois, as sentinelas de Saul em Gibeá de Benjamim, e eis que a multidão se dissolvia, e fugia para cá e para lá.
17 Disse então Saul ao povo que estava com ele: Ora contai, e vede quem é que saiu dentre nós. E contaram, e eis que nem Jônatas nem o seu pajem de armas estavam ali.
18 Então Saul disse a Aías: Traze aqui a arca de Deus (porque naquele dia estava a arca de Deus com os filhos de Israel).
19 E sucedeu que, estando Saul ainda falando com o sacerdote, o alvoroço que havia no arraial dos filisteus ia crescendo muito, e se multiplicava, pelo que disse Saul ao sacerdote: Retira a tua mão.
20 Então Saul e todo o povo que havia com ele se reuniram, e foram à peleja; e eis que a espada de um era contra o outro, e houve mui grande tumulto.
21 Também com os filisteus havia hebreus, como dantes, que subiram com eles ao arraial em redor; e também estes se ajuntaram com os israelitas que estavam com Saul e Jônatas.
22 Ouvindo, pois, todos os homens de Israel que se esconderam pela montanha de Efraim que os filisteus fugiam, eles também os perseguiram de perto na peleja.


1 Samuel 14:11-22

Do posto fortificado no topo da penha, os vigias filisteus observaram os dois jovens israelitas lá embaixo. E não perderam a chance de zombar deles.

“Subi a nós”, gritaram com escárnio, sem saber que estavam dando o sinal que Jônatas esperava da parte do Senhor – um sinal que seria para destruição dos próprios inimigos.

No entanto, a fé não apenas sabe como aguardar, mas também como avançar e lutar quando Deus dá as instruções para tal. Com grande coragem, nosso dois guerreiros escalaram a rocha e chegaram ao cume. Não pensaram no perigo que corriam, mas apenas no poder divino. E isso fez os inimigos de Israel cair diante deles. A zombaria anterior cedeu espaço ao terror que, aos poucos, se espalhou no acampamento filisteu. Estes, em uma loucura cega, começaram a se matar, enquanto os hebreus dispersos tomaram coragem e se agruparam. Portanto, pequenos começos, quando produzidos pela fé, podem ter grandes resultados. Quando somos fiéis, Deus usa nossas pequenas vitórias para encorajar e fortalecer os cristãos que nos rodeiam.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário