quarta-feira, 3 de junho de 2009

1 Samuel 14:23-34

1 Samuel 14:23-34

23 Assim livrou o Senhor a Israel naquele dia; e o arraial passou a Bete-Aven.
24 E estavam os homens de Israel já exaustos naquele dia, porquanto Saul conjurou o povo, dizendo: Maldito o homem que comer pão até à tarde, antes que me vingue de meus inimigos. Por isso todo o povo se absteve de provar pão.
25 E todo o povo chegou a um bosque; e havia mel na superfície do campo.
26 E, chegando o povo ao bosque, eis que havia um manancial de mel; porém ninguém chegou a mão à boca, porque o povo temia a conjuração.
27 Porém Jônatas não tinha ouvido quando seu pai conjurara o povo, e estendeu a ponta da vara que tinha na mão, e a molhou no favo de mel; e, tornando a mão à boca, aclararam-se os seus olhos.
28 Então respondeu um do povo, e disse: Solenemente conjurou teu pai o povo, dizendo: Maldito o homem que comer hoje pão. Por isso o povo desfalecia.
29 Então disse Jônatas: Meu pai tem turbado a terra; ora vede como se me aclararam os olhos por ter provado um pouco deste mel,
30 Quanto mais se o povo hoje livremente tivesse comido do despojo que achou de seus inimigos. Porém agora não foi tão grande o estrago dos filisteus.
31 Feriram, porém, aquele dia aos filisteus, desde Micmás até Aijalom, e o povo desfaleceu em extremo.
32 Então o povo se lançou ao despojo, e tomaram ovelhas, e vacas, e bezerros, e os degolaram no chão; e o povo os comeu com sangue.
33 E o anunciaram a Saul, dizendo: Eis que o povo peca contra o Senhor, comendo com sangue. E disse: Aleivosamente procedestes; trazei-me aqui já uma grande pedra.
34 Disse mais Saul: Dispersai-vos entre o povo, e dizei-lhes: Trazei-me cada um o seu boi, e cada um a sua ovelha, e degolai-os aqui, e comei, e não pequeis contra o Senhor, comendo com sangue. Então todo o povo trouxe de noite, cada um pela sua mão, o seu boi, e os degolaram ali.

1 Samuel 14:23-34

A fuga dos filisteus foi completa. O povo se ajuntou a Saul com o objetivo de persegui-los e fazê-los em pedaços. No entanto, eles não estavam imbuídos da mesma paixão que Gideão e seus companheiros demonstraram na mesma situação. Estes enfrentaram os midianitas, “cansados mas ainda perseguindo”, pois tinham sido renovados antes de sair à batalha (Juízes 7:6; 8:4). Aqui, ao contrário, Saul proibiu o povo de comer por um dia inteiro, apesar da árdua tarefa que eles teriam pela frente. A proibição legal, fruto da imaginação, faz-nos pensar em tantas outras invenções religiosas humanas! Neste caso, isso trouxe conseqüências ruins. Primeiramente, a derrota dos filisteus foi menor do que poderia ter sido se o exército estivesse com as forças restabelecidas. Em segundo lugar, quando a noite chegou e o povo teve a liberdade para comer, eles estavam tão famintos que mataram animais e os comeram com sangue, um pecado passível de morte (Levítico 17:10-14). Não foi muito mais sério desobedecer ao Senhor que transgredir a ordem de Saul?



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário