domingo, 14 de novembro de 2010

Deuteronômio 5:22-33

Deuteronômio 5:22-33

22 Estas palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.
23 E sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, e vendo o monte ardendo em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos;
24 E dissestes: Eis aqui o Senhor nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este permanece vivo.
25 Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do Senhor nosso Deus morreríamos.
26 Porque, quem há de toda a carne, que ouviu a voz do Deus vivente falando do meio do fogo, como nós, e ficou vivo?
27 Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o Senhor nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o Senhor nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos.
28 Ouvindo, pois, o Senhor as vossas palavras, quando me faláveis, o Senhor me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, que eles te disseram; em tudo falaram bem.
29 Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre.
30 Vai, dize-lhes: Tornai-vos às vossas tendas.
31 Tu, porém, fica-te aqui comigo, para que eu a ti te diga todos os mandamentos, e estatutos, e juízos, que tu lhes hás de ensinar, para que cumpram na terra que eu lhes darei para possuí-la.
32 Olhai, pois, que façais como vos mandou o Senhor vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda.
33 Andareis em todo o caminho que vos manda o Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.


Deuteronômio 5:22-33
A lei foi entregue. O Senhor não tem nada que acrescentar a ela. O povo agora reage de modo alegre e espontâneo. Quão precioso é o primeiro amor por Deus! “Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem…”, confirma o Senhor ao Seu servo (v. 29). Muito mais tarde, no tempo de Jeremias, Ele recorda aquele dia feliz: “Lembro-me de ti… do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto…”. E com que tristeza Ele teve de acrescentar: “Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta” (Jeremias 2:2, 32).

Sim, o povo falou bem; “em tudo falaram eles bem” (v. 28). Contudo, Deus não está satisfeito só com palavras. Ele nos julgará segundo as nossas ações. “Cuidareis em fazerdes como vos mandou o SENHOR…” (v. 32). Peçamos ao Senhor que efetue em nós “tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13).

Um caminho fora traçado, do qual não nos devemos desviar, “nem para a direita, nem para a esquerda” (vv. 32-33). Quantas vezes nos temos afastado rapidamente do caminho da obediência, atraídos por um objeto desconhecido ou aterrorizados por um obstáculo. Sigamos o exemplo de Josias, aquele jovem rei cuja devoção brilha no meio das trevas idólatras de seu tempo. Ele é a única pessoa de quem é dito que andou “andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda” (2 Crônicas 34:2).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário