quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Números 22:22-41

Números 22:22-41

22 E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele.
23 Viu, pois, a jumenta o anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho.
24 Mas o anjo do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado.
25 Vendo, pois, a jumenta, o anjo do Senhor, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la.
26 Então o anjo do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda.
27 E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão.
28 Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
29 E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.
30 E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.
31 Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.
32 Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim:
33 Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida.
34 Então Balaão disse ao anjo do Senhor: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.
35 E disse o anjo do Senhor a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente a palavra que eu falar a ti, esta falarás. Assim Balaão se foi com os príncipes de Balaque.
36 Ouvindo, pois, Balaque que Balaão vinha, saiu-lhe ao encontro até à cidade de Moabe, que está no termo de Arnom, na extremidade do termo dele.
37 E Balaque disse a Balaão: Porventura não enviei diligentemente a chamar-te? Por que não vieste a mim? Não posso eu na verdade honrar-te?
38 Então Balaão disse a Balaque: Eis que eu tenho vindo a ti; porventura poderei eu agora de alguma forma falar alguma coisa? A palavra que Deus puser na minha boca essa falarei.
39 E Balaão foi com Balaque, e chegaram a Quiriate-Huzote.
40 Então Balaque matou bois e ovelhas; e deles enviou a Balaão e aos príncipes que estavam com ele.
41 E sucedeu que, pela manhã Balaque tomou a Balaão, e o fez subir aos altos de Baal, e viu ele dali a última parte do povo.


Números 22:22-41
E assim Balaão colocou a sela em sua jumenta e partiu com o coração leve, fazendo antecipadamente os cálculos da recompensa da iniqüidade. Mas, aos olhos do Senhor, o caminho dele era perverso (v. 32), o que indica que leva à perdição. Balaão fingia obedecer a Deus quando, na verdade, estava “atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tiago 1:14). O Senhor quer fazê-lo entender isso e lhe fala de maneira miraculosa pela boca da jumenta. Sem resultado! Então o anjo se revela a ele e o adverte (2 Pedro 2:15-16). Mais tolo e cego que seu animal, Balaão insiste, e o Senhor lhe permite continuar. Para nos fazer parar, será que Deus não tem se colocado no caminho de nossa vontade própria? Ele levanta obstáculos que falam de Sua parte, se soubermos como ouvir. Há muitas ocasiões em que deveríamos nos perguntar se o Senhor não pode estar no meio do caminho de um projeto que Ele desaprova!

O Novo Testamento menciona o “caminho” e o “erro” de Balaão (Judas 11), e finalmente sua “doutrina” (Apocalipse 2:14). Agir de acordo com a própria vontade sempre leva ao desvio.

Balaque e Balaão agora se encontram para o nefasto trabalho. Juntos, os dois aliados são um tipo do rei perverso chamado de “a Besta”, e do falso profeta ou Anticristo, que na predição do Apocalipse, serão instigados por Satanás contra Israel e contra Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário