segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mateus 16:1-12

Mateus 16.1-12

1 Aproximando-se os fariseus e os saduceus, tentando -o, pediram-lhe que lhes mostrasse um sinal vindo do céu.
2 Ele, porém, lhes respondeu: Chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado;
3 e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?
4 Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. E, deixando-os, retirou-se.
5 Ora, tendo os discípulos passado para o outro lado, esqueceram-se de levar pão.
6 E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.
7 Eles, porém, discorriam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão.
8 Percebendo -o Jesus, disse: Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão?
9 Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens e de quantos cestos tomastes?
10 Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos tomastes?
11 Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.
12 Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.


Mateus 16:1-12

Mais uma vez, os fariseus pedem um sinal (12:38); mais uma vez, Jesus lhes recorda do sinal de Jonas, figura de Sua morte iminente. Em nossos dias, os cristãos que estão aguardando o retorno do Senhor, que se dará em breve, não têm mais de esperar sinais de Sua vinda. Sua fé descansa sobre as promessas do Senhor e não sobre sinais visíveis, do contrário não seria fé. E, contudo, quantos indícios do final da história da Igreja aqui na Terra! O orgulho do homem cresce mais que nunca; o mundo cristianizado mostra as características anunciadas em 2 Timóteo 3:1-5. Há também sinais exteriores: o povo judeu retornando à sua terra, as nações buscando unir-se de acordo com a estrutura do antigo império romano. Abramos nossos olhos e olhemos para o céu: o Senhor Jesus está voltando!

O Senhor deixa os incrédulos e retira-Se (v. 4). Porém agora são os Seus próprios discípulos que O entristecem por falta de confiança e memória. Nós mesmos muitas vezes não nos tornamos parecidos com eles? Prestemos atenção à exortação que Deus nos dá pela própria boca de Pedro: lançar toda a nossa ansiedade sobre Ele, pois Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário