segunda-feira, 28 de junho de 2010

Êxodo 30:1-16

Êxodo 30:1-16

1 E FARÁS um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás.
2 O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado, e dois côvados a sua altura; dele mesmo serão as suas pontas.
3 E com ouro puro o forrarás, o seu teto, e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e lhe farás uma coroa de ouro ao redor.
4 Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da sua coroa; nos dois cantos as farás, de ambos os lados; e serão para lugares dos varais, com que será levado.
5 E os varais farás de madeira de acácia, e os forrarás com ouro.
6 E o porás diante do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatório, que está sobre o testemunho, onde me ajuntarei contigo.
7 E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará.
8 E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante o Senhor pelas vossas gerações.
9 Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem oferta; nem tampouco derramareis sobre ele libações.
10 E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as suas pontas com o sangue do sacrifício das expiações; uma vez no ano fará expiação sobre ele pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor.
11 Falou mais o Senhor a Moisés dizendo:
12 Quando fizeres a contagem dos filhos de Israel, conforme a sua soma, cada um deles dará ao Senhor o resgate da sua alma, quando os contares; para que não haja entre eles praga alguma, quando os contares.
13 Todo aquele que passar pelo arrolamento dará isto: a metade de um siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte geras); a metade de um siclo é a oferta ao Senhor.
14 Qualquer que passar pelo arrolamento, de vinte anos para cima, dará a oferta alçada ao Senhor.
15 O rico não dará mais, e o pobre não dará menos da metade do siclo, quando derem a oferta alçada ao Senhor, para fazer expiação por vossas almas.
16 E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação; e será para memória aos filhos de Israel diante do Senhor, para fazer expiação por vossas almas.


Êxodo 30:1-16
Uma vez consumada a obra que permite ao sacerdote se aproximar , o caminho está livre para se considerar o segundo altar, revestido de ouro, no qual Arão e seus filhos deviam queimar incenso. O primeiro altar nos fala de Cristo e do valor de Seu sangue, o segundo novamente fala de Cristo e da eficácia de Sua intercessão. O altar de ouro estava inseparavelmente ligado ao altar de bronze. Jesus foi primeiro o Sacrifício, depois o Sacerdote. Tendo oferecido na cruz Seu sangue purificador, agora Se apresenta, vivo, aos Seus, no santo lugar.

Nenhuma vítima era oferecida no altar de ouro: Cristo não terá nunca mais de sofrer e morrer. Tendo a obra tendo sido acabada, dali por diante Ele será o tema de nosso louvor no céu, a própria essência da adoração. Por meio dEle o crente se aproxima e oferece ao Pai o doce aroma de adoração e oração (Salmo 141:2). Porque a adoração é, acima de tudo, a apresentação a Deus das perfeições de Seu Filho amado.

Os versículos 11 a 16 tratam do dinheiro das expiações. Este era pago numa base estritamente pessoal. Era, ao mesmo tempo, a mesma quantia tanto para o rico como para o pobre. Deus não faz acepção entre pecadores (Romanos 2:11). Ele oferece a todos o mesmo meio de salvação. Uma salvação gratuita para nós, mas que custou muito a Ele, que pagou o resgate em nosso lugar!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário