segunda-feira, 28 de junho de 2010

Êxodo 31:1-18

Êxodo 31: 1-18

1 DEPOIS falou o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,
3 E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor,
4 Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,
5 E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor.
6 E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado.
7 A saber: a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os pertences da tenda;
8 E a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus pertences, e o altar do incenso;
9 E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base;
10 E as vestes do ministério, e as vestes sagradas de Arão o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio;
11 E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado.
12 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
13 Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.
14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.
15 Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.
16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.
17 Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.
18 E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Êxodo 31:1-18
Observemos nessa passagem a sucessão de verbos: chamei pelo nome, o enchi do Espírito de Deus, lhe dei por companheiro, dei habilidade, o que tenho ordenado. Tudo relacionado ao serviço é direcionado do alto, pelo próprio Deus. O próprio Moisés não era qualificado para escolher os artífices. Vemos em Atos 13:2 o Espírito Santo designando Barnabé e Saulo para a obra que o Senhor os havia chamado. Evidentemente, não cabe ao próprio artífice decidir o que ele queria fazer. É Deus quem lhe designa e dá a habilidade e a sabedoria necessárias. Deus deu a cada um de nós uma medida de inteligência. Em que temos usado a nossa medida? Talvez para aplicar em diligentes estudos ou para ganhar dinheiro. Mas o desejo do Senhor para nós, sob a ação de Seu Espírito, é usar toda a nossa habilidade em Seu serviço.

Finalmente, é Deus quem, juntamente com o serviço, dá a Seus servos o descanso necessário. O Evangelho nos mostra o Senhor Jesus chamando os Seus discípulos, enviando-os e, por último, no retorno deles, levando-os à parte, num lugar deserto, para repousar (Marcos 6:7, 31). Nesta passagem o descanso assume a forma do sábado. "O sábado foi estabelecido por causa do homem", disse o Senhor Jesus (Marcos 2:27). Agradeçamos a Deus pelo descanso que Ele nos dá.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário