segunda-feira, 28 de junho de 2010

Êxodo 30:17-38

Êxodo:17-38

17 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
18 Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar; e nela deitarás água.
19 E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés.
20 Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao Senhor.
21 Lavarão, pois, as suas mãos e os seus pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo a ele e à sua descendência nas suas gerações.
22 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
23 Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos,
24 E de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.
25 E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção.
26 E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho,
27 E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso.
28 E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base.
29 Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.
30 Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.
31 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o azeite da santa unção nas vossas gerações.
32 Não se ungirá com ele a carne do homem, nem fareis outro de semelhante composição; santo é, e será santo para vós.
33 O homem que compuser um perfume como este, ou dele puser sobre um estranho, será extirpado do seu povo.
34 Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e galbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção;
35 E disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado, puro e santo;
36 E uma parte dele moerás, e porás diante do testemunho, na tenda da congregação, onde eu virei a ti; coisa santíssima vos será.
37 Porém o incenso que fareis conforme essa composição, não o fareis para vós mesmos; santo será para o Senhor.
38 O homem que fizer tal como este para cheirar, será extirpado do seu povo.


Êxodo 30:17-38
Faltava ainda uma peça para que a adoração pudesse ser prestada. Era a bacia de bronze. Ela tinha de ser colocada no átrio entre o altar e o tabernáculo, no caminho do sacerdote que, no exercício de seu ofício, lavava ali as mãos e os pés. Ela é uma figura do autojulgamento sob o poder da Palavra (a água), purificando o adorador da sujeira contraída em seu andar por este mundo (João 13:10).

Depois da água que o purifica da "impureza… da carne" em um sentido negativo, achamos o óleo sagrado da unção (o Espírito), que comunica um caráter santo. Os ingredientes que fazem parte de sua composição expressam as diferentes virtudes e glórias de Cristo. Era proibido ungir com o óleo sagrado o corpo do homem (isso seria usar os dons do Espírito para glorificar o homem) e fazer qualquer coisa semelhante a ele (imitar a obra do Espírito Santo). O Salmo 133:2 nos mostra este precioso óleo derramado na cabeça, que desce para a barba de Arão e depois para a gola de suas vestes: uma figura maravilhosa dos redimidos exultando no Espírito as perfeições de sua Cabeça glorificada, e participando da mesma unção. Em contraste, o doce aroma do incenso subia continuamente a Deus, apresentando-Lhe particularmente todas as excelências de Seu amado Filho.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário