quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gênesis 49:1-18

Gênesis 49:1-18

1 DEPOIS chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos dias vindouros;
2 Ajuntai-vos, e ouvi, filhos de Jacó; e ouvi a Israel vosso pai.
3 Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder.
4 Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama.
5 Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.
6 No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois.
7 Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel.
8 Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.
9 Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?
10 O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
11 Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas.
12 Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.
13 Zebulom habitará no porto dos mares, e será como porto dos navios, e o seu termo será para Sidom.
14 Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.
15 E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo.
16 Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.
17 Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás.
18 A tua salvação espero, ó Senhor!

Gênesis 49:1-18
Temos diante de nós outro capítulo de natureza profética. Nessas últimas palavras de Jacó a seus filhos, toda a história do povo de Israel é tratada como se fosse exibida antecipadamente e resumida aqui. Sob os juízes e os reis, o povo se corrompeu como Rúben; ele deixou o Senhor pelos ídolos. Então, como no caso de Simeão e Levi, a violência é demonstrada na rejeição dos profetas e do próprio Messias, causando a dispersão do povo judeu entre as nações. Cristo é representado por Judá, a Sua tribo de nascimento. O domínio e o cetro do reino são Seus. Depois disto, encontramos Israel dispersada debaixo do juízo de Deus, em atividades comerciais e ao mesmo tempo odiada pelas nações. O período atual é personificado em Zebulom e Issacar. Quanto a Dã, ele representa o anticristo, um judeu que, no futuro próximo, será recebido por Israel como seu Messias. "Serpente junto ao caminho" (v. 17), esta é a terrível figura do poder satânico que então operará sem resistência. Antes desta horripilante perspectiva, o remanescente fiel só então poderá contar com o livramento do alto: "A tua salvação espero, ó Senhor!" (v. 18).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário