quinta-feira, 29 de abril de 2010

Apocalipse 2:1-11

Apocalipse 2.1-11
1 A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:
9 Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.
10 Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.


Apocalipse 2:1-11

Essas cartas às sete igrejas da Ásia narram numa seqüência de sete quadros a história da cristandade responsável . O Senhor se apresenta a cada uma das sete, faz um inventário preciso do que encontra e do que não encontra nelas, exorta e promete sua recompensa ao vencedor.

Em Éfeso tudo estava aparentemente bem (V. 2,3). Mas o Senhor enxerga o coração (1 Samuel 16:7). Infelizmente Ele não vê mais nessa Igreja reciprocidade ao Seu amor. O Senhor Jesus não mais ocupa o primeiro lugar! Quando se bloqueia a fonte de um rio, as populações ribeirinhas próximas da foz não perceberão o fato imediatamente. Enquanto a água flui, as margens permanecem verdes. Tudo continuará com a mesma aparência durante algum tempo... Ah, queridos amigos, examinemos a nossa vida! O que conta não são as nossas atividades exteriores, mas o nosso amor por Cristo. Para interromper essa decadência, o fiel Senhor usa um estranho remédio: a provação. Permite que Sua noiva seja exposta ao poder de Satanás.

Depois de Éfeso (a amável) vem Esmirna, que significa "a amarga". Esse era o tempo dos mártires submetidos à crueldade dos imperadores romanos (século segundo e início do terceiro). Naqueles dias, nas arenas romanas, diante das bestas-feras, os cristãos de Esmirna tinham a oportunidade de provar seu amor pelo Salvador sendo-Lhe fiéis até a morte.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário