quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gênesis 49:19-33

Gênesis 49:19-33

19 Quanto a Gade, uma tropa o acometerá; mas ele a acometerá por fim.
20 De Aser, o seu pão será gordo, e ele dará delícias reais.
21 Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas.
22 José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.
23 Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram.
24 O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel).
25 Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.
26 As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos.
27 Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã comerá a presa, e à tarde repartirá o despojo.
28 Todas estas são as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção.
29 Depois ordenou-lhes, e disse-lhes: Eu me congrego ao meu povo; sepultai-me com meus pais, na cova que está no campo de Efrom, o heteu,
30 Na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou com aquele campo de Efrom, o heteu, por herança de sepultura.
31 Ali sepultaram a Abraão e a Sara sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca sua mulher; e ali eu sepultei a Lia.
32 O campo e a cova que está nele, foram comprados aos filhos de Hete.
33 Acabando, pois, Jacó de dar instruções a seus filhos, encolheu os pés na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo.


Gênesis 49:19-33
Quando a Igreja de Cristo tiver sido arrebatada, a "hora da tentação" virá "sobre todo o mundo" (Apocalipse 3:10). Um remanescente fiel de Israel passará por esta terrível tribulação. Podemos ver isto nas palavras dirigidas a Gade por Jacó. Benjamim nos fala do Rei (Cristo) estabelecendo Seu reino depois da destruição de Seus inimigos, enquanto Aser e Naftali representam o povo finalmente abençoado pelo reino instituído.

Embora saiba que não estará na terra naquela época, o filho de Deus deve se interessar por estas coisas e regozijar-se com o pensamento de que o verdadeiro José (Cristo), Ele que tem sido odiado e rejeitado, terá o poder supremo e estará ali como bênção para todo o mundo. "José é um ramo frutífero… seus ramos correm sobre o muro" (v. 22), além das fronteiras de Israel. A bênção chegará às nações que são estranhas aos concertos da promessa (Efésios 2:12). Assim Jesus, o verdadeiro José, fora "distinguido entre seus irmãos" (o significado literal de Nazareno). Outrora "lhe deram amargura… o aborreceram" (v. 23), agora Deus "o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo nome" (Filipenses 2:9). Este nome, acima de todos os outros, é o nome de Jesus: Deus nosso Salvador. Este nome é também grande para você?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário