quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Colossenses 4.7-18

Colossenses 4.7-18

7 Quanto à minha situação, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, de tudo vos informará.
8 Eu vo-lo envio com o expresso propósito de vos dar conhecimento da nossa situação e de alentar o vosso coração.
9 Em sua companhia, vos envio Onésimo, o fiel e amado irmão, que é do vosso meio. Eles vos farão saber tudo o que por aqui ocorre.
10 Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei -o),
11 e Jesus, conhecido por Justo, os quais são os únicos da circuncisão que cooperam pessoalmente comigo pelo reino de Deus. Eles têm sido o meu lenitivo.
12 Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.
13 E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodicéia e pelos de Hierápolis.
14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas.
15 Saudai os irmãos de Laodicéia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa.
16 E, uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodicéia, lede -a igualmente perante vós.
17 Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires.
18 A saudação é de próprio punho: Paulo. Lembrai-vos das minhas algemas. A graça seja convosco.

Colossenses 4:7-18

Paulo, prisioneiro em Roma, serve-se do mesmo fiel mensageiro, Tíquico, para levar suas duas cartas aos efésios e aos colossenses (Efésios 6:21-22). Outros irmãos e servos de Deus participavam de seus trabalhos e exercícios de coração: Epafras, que, depois de ter proclamado o Senhor aos colossenses (1:7), falava deles ao Senhor (v. 12); Onésimo, Aristarco, Marcos, Lucas... e também Demas, a princípio estreitamente associado à obra, mas mencionado aqui somente pelo nome.

Podemos imaginar o constrangimento de Arquipo ao ouvir seu nome lido na carta ante à igreja. Qual foi o serviço particular que ele recebera do Senhor? Bastava que ele mesmo o soubesse. Se o Espírito Santo não o determina, é para que cada crente ponha seu nome no lugar do de Arquipo. A trágica condição da igreja de Laodicéia, descrita em Apocalipse 3:17, mostra que nenhum proveito foi tirado desta carta que foi logo comunicada (v. 16). A igreja permaneceu pobre por haver acumulado outras riquezas que não eram "as riquezas da glória" (1:27) e tesouros distintos dos "tesouros da sabedoria e do conhecimento" (2:2-3). A igreja permaneceu nua por não ter sabido revestir-se do novo homem (3:10, 12, 14). Que o Senhor nos ajude a dar atenção às advertências de Sua Palavra! Que ela habite em nós ricamente (3:16)!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário