quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

2 Crônicas 28:16-27

2 Crônicas 28:16-27

16 Naquele tempo o rei Acaz mandou pedir aos reis da Assíria que o ajudassem.
17 Porque outra vez os edomitas vieram, e feriram a Judá, e levaram presos em cativeiro.
18 Também os filisteus deram sobre as cidades da campina e do sul de Judá, e tomaram a Bete-Semes, e a Aijalom, e a Gederote e a Socó, e os lugares da sua jurisdição, e a Timna, e os lugares da sua jurisdição, e a Ginzo, e os lugares da sua jurisdição; e habitaram ali.
19 Porque o Senhor humilhou a Judá por causa de Acaz, rei de Israel; porque este se houve desenfreadamente em Judá, havendo prevaricado grandemente contra o Senhor.
20 E veio a ele Tiglate-Pileser, rei da Assíria; porém o pôs em aperto, e não o fortaleceu.
21 Porque Acaz tomou despojos da casa do Senhor, e da casa do rei, e dos príncipes, e os deu ao rei da Assíria; porém não o ajudou.
22 E ao tempo em que este o apertou, então ainda mais transgrediu contra o Senhor, tal era o rei Acaz.
23 Porque sacrificou aos deuses de Damasco, que o feriram e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes sacrificarei, para que me ajudem a mim. Porém eles foram a sua ruína, e de todo o Israel.
24 E ajuntou Acaz os utensílios da casa de Deus, e fez em pedaços os utensílios da casa de Deus, e fechou as portas da casa do Senhor, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém.
25 Também em cada cidade de Judá fez altos para queimar incenso a outros deuses; assim provocou à ira o Senhor Deus de seus pais.
26 Ora, o restante dos seus atos e de todos os seus caminhos, tanto os primeiros como os últimos, eis que estão escritos no livro dos reis de Judá e de Israel.
27 E dormiu Acaz com seus pais, e o sepultaram na cidade, em Jerusalém; porém não o puseram nos sepulcros dos reis de Israel; e Ezequias, seu filho, reinou em seu lugar.


2 Crônicas 28:16-27
Insensível à graça que havia trazido de volta os cativos, Acaz se aprofunda ainda mais no mal. Agora ele busca a ajuda do rei da Assíria. Está escrito: “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17:5). Apesar da riqueza que fora retirada do templo e dada a Tiglate-Pileser, este não quis ajudar o rei de Judá (v. 21). Então o ímpio Acaz acrescentou uma carga maior de pecados aos que já tinha. Ele se voltou para os ídolos buscando uma ajuda que os homens não lhe puderam dar. Em outras palavras, ele se voltou para os demônios (1 Coríntios 10:20)! E, além de não obter o que desejava, o que fez causou-lhe a ruína.

Ao mesmo tempo, no ápice de sua maldade, Acaz fecha as portas do templo, como alguém que pretende vender ou abandonar sua casa. Proíbe a entrada no santuário e enche a casa do Senhor de imundícias e impurezas (29:5; 16). A Bíblia declara explicitamente: “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá” (1 Coríntios 3:17). Sim, a medida da iniqüidade desse homem está completa. Acaz morre e nem é considerado digno de ser sepultado junto aos seus antecessores.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário