quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

2 Crônicas 29:20-36

2 Crônicas 29:20-36

20 Então o rei Ezequias se levantou de madrugada, e reuniu os líderes da cidade, e subiu à casa do Senhor.
21 E trouxeram sete novilhos e sete carneiros, e sete cordeiros e sete bodes, para sacrifício pelo pecado, pelo reino, e pelo santuário, e por Judá, e disse aos filhos de Arão, os sacerdotes, que os oferecessem sobre o altar do Senhor.
22 E eles mataram os bois, e os sacerdotes tomaram o sangue e o espargiram sobre o altar; também mataram os carneiros, e espargiram o sangue sobre o altar; semelhantemente mataram os cordeiros, e espargiram o sangue sobre o altar.
23 Então trouxeram os bodes para sacrifício pelo pecado, perante o rei e a congregação, e lhes impuseram as suas mãos.
24 E os sacerdotes os mataram, e com o seu sangue fizeram expiação do pecado sobre o altar, para reconciliar a todo o Israel; porque o rei tinha ordenado que se fizesse aquele holocausto e sacrifício pelo pecado, por todo o Israel.
25 E pôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, com saltérios, e com harpas, conforme ao mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do Senhor, por mão de seus profetas.
26 Estavam, pois, os levitas em pé com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes com as trombetas.
27 E Ezequias deu ordem que oferecessem o holocausto sobre o altar; e ao tempo em que começou o holocausto, começou também o canto do Senhor, com as trombetas e com os instrumentos de Davi, rei de Israel.
28 E toda a congregação se prostrou, quando entoavam o canto, e as trombetas eram tocadas; tudo isto até o holocausto se acabar.
29 E acabando de o oferecer, o rei e todos quantos com ele se achavam se prostraram e adoraram.
30 Então o rei Ezequias e os príncipes disseram aos levitas que louvassem ao Senhor com as palavras de Davi, e de Asafe, o vidente. E o louvaram com alegria e se inclinaram e adoraram.
31 E respondeu Ezequias, dizendo: Agora vos consagrastes a vós mesmos ao Senhor; chegai-vos e trazei sacrifícios e ofertas de louvor à casa do Senhor. E a congregação trouxe sacrifícios e ofertas de louvor, e todos os dispostos de coração trouxeram holocaustos.
32 E o número dos holocaustos, que a congregação trouxe, foi de setenta bois, cem carneiros, duzentos cordeiros; tudo isto em holocausto para o Senhor.
33 Houve, também, de coisas consagradas, seiscentos bois e três mil ovelhas.
34 Eram, porém, os sacerdotes mui poucos, e não podiam esfolar a todos os holocaustos; pelo que seus irmãos os levitas os ajudaram, até a obra se acabar, e até que os outros sacerdotes se santificaram; porque os levitas foram mais retos de coração, para se santificarem, do que os sacerdotes.
35 E houve também holocaustos em abundância, com a gordura das ofertas pacíficas, e com as ofertas de libação para os holocaustos. Assim se restabeleceu o ministério da casa do Senhor.
36 E Ezequias, e todo o povo se alegraram, por causa daquilo que Deus tinha preparado para o povo; porque apressuradamente se fez esta obra.


2 Crônicas 29:20-36
Levou dezesseis dias para que catorze levitas e seus irmãos completassem a limpeza da casa do Senhor e colocassem tudo no seu devido lugar. No entanto, não basta a casa estar “vazia, varrida e ornamentada” (Mateus 12:44). A adoração ao Senhor precisa ser restabelecida. Tendo acabado de santificar o santuário, Ezequias não perde tempo. Ele acorda cedo para oferecer sacrifícios com os líderes da cidade e os sacerdotes (sem, contudo, tomar o lugar deles como Uzias fez). Note que a oferta queimada e o sacrifício pelo pecado eram para todo o Israel. Jamais esqueçamos isso: os crentes que se reúnem ao redor de Sua mesa não são nada mais que uma frágil “expressão” de todo o povo de Deus. O pão e o cálice lembram o sacrifício oferecido, não apenas pelo pequeno número, mas também pela multidão dos redimidos que compõem a Igreja universal.

Por fim, os cânticos acompanharam as ofertas queimadas. Eles não podem precedê-las. Sem a obra do Gólgota, nenhum louvor ou alegria são possíveis. No entanto, agora que tal obra está terminada, única e definitivamente, o serviço dos verdadeiros adoradores pode começar… e jamais terá fim (Salmo 84:4).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário