domingo, 27 de setembro de 2009

1 Reis 20:30-43

1 Reis 20:30-43

30 E os restantes fugiram a Afeque, à cidade; e caiu o muro sobre vinte e sete mil homens, que restaram; Ben-Hadade, porém, fugiu, e veio à cidade, escondendo-se de câmara em câmara.
31 Então lhe disseram os seus servos: Eis que já temos ouvido que os reis da casa de Israel são reis clementes; ponhamos, pois, sacos aos lombos, e cordas às cabeças, e saiamos ao rei de Israel; pode ser que ele te poupe a vida.
32 Então cingiram sacos aos lombos e cordas às cabeças, e foram ao rei de Israel, e disseram: Diz o teu servo Ben-Hadade: Deixa-me viver. E disse Acabe: Pois ainda vive? É meu irmão.
33 E aqueles homens tomaram isto por bom presságio, e apressaram-se em apanhar a sua palavra, e disseram: Teu irmão Ben-Hadade vive. E ele disse: Vinde, trazei-mo. Então Ben-Hadade foi a ele, e ele o fez subir ao carro.
34 E disse ele: As cidades que meu pai tomou de teu pai tas restituirei, e faze para ti ruas em Damasco, como meu pai as fez em Samaria. E eu, respondeu Acabe, te deixarei ir com esta aliança. E fez com ele aliança e o deixou ir.
35 Então um dos homens dos filhos dos profetas disse ao seu companheiro, pela palavra do Senhor: Ora fere-me. E o homem recusou feri-lo.
36 E ele lhe disse: Porque não obedeceste à voz do Senhor, eis que, em te apartando de mim, um leão te ferirá. E como dele se apartou, um leão o encontrou e o feriu.
37 Depois encontrou outro homem, e disse-lhe: Ora fere-me. E aquele homem deu-lhe um golpe, ferindo-o.
38 Então foi o profeta, e pôs-se perante o rei no caminho; e disfarçou-se com cinza sobre os seus olhos.
39 E sucedeu que, passando o rei, clamou ele ao rei, dizendo: Teu servo estava no meio da peleja, e eis que, desviando-se um homem, trouxe-me outro homem, e disse: Guarda-me este homem; se vier a faltar, será a tua vida em lugar da vida dele, ou pagarás um talento de prata.
40 Sucedeu, pois, que, estando o teu servo ocupado de uma e de outra parte, eis que o homem desapareceu. Então o rei de Israel lhe disse: Esta é a tua sentença; tu mesmo a pronunciaste.
41 Então ele se apressou, e tirou a cinza de sobre os seus olhos; e o rei de Israel o reconheceu, que era um dos profetas.
42 E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Porquanto soltaste da mão o homem que eu havia posto para destruição, a tua vida será em lugar da sua vida, e o teu povo em lugar do seu povo.
43 E foi o rei de Israel para a sua casa, desgostoso e indignado; e chegou a Samaria.


1 Reis 20:30-43
É triste não encontrar em Acabe nenhuma gratidão pela dupla vitória que o Senhor lhe dera. Infelizmente a maioria das pessoas é assim, totalmente indiferente à graça de Deus. Ao desprezá-la, elas insultam a Deus e preparam sua própria destruição. Cristo derrotou um inimigo infinitamente mais poderoso e cruel que Ben-Hadade e seus exércitos. Já agradecemos a Ele por tão gloriosa vitória?

Não apenas vemos Acabe fracassando por não se voltar ao Senhor, mas também por ser indulgente ao poupar o inimigo de Deus e de Seu povo. Pior que isso, Acabe chama Ben-Hadade de irmão! Deus intervém e envia outro profeta ao rei, porém desta vez a voz da graça dá lugar à voz do julgamento.

Às vezes esquecemos, como Acabe esqueceu, que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus e contra Seu povo. A humanidade está dividida em duas famílias: a de Deus e a do diabo (João 8:41-44). Eles jamais podem misturar-se. Se somos abençoados por pertencer à grande família cujo Pai é o Senhor, nossos irmãos e irmãs são os filhos e filhas de Deus - e ninguém mais.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário