domingo, 27 de setembro de 2009

1 Reis 20:13-30

1 Reis 20:13-30

13 E eis que um profeta se chegou a Acabe rei de Israel, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Viste toda esta grande multidão? Eis que hoje ta entregarei nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o Senhor.
14 E disse Acabe: Por quem? E ele disse: Assim diz o Senhor: Pelos moços dos príncipes das províncias. E disse: Quem começará a peleja? E disse: Tu.
15 Então contou os moços dos príncipes das províncias, e foram duzentos e trinta e dois; e depois deles contou a todo o povo, todos os filhos de Israel, sete mil.
16 E saíram ao meio dia; e Ben-Hadade estava bebendo e embriagando-se nas tendas, ele e os reis, os trinta e dois reis, que o ajudavam.
17 E os moços dos príncipes das províncias saíram primeiro; e BenHadade enviou espias, que lhe deram avisos, dizendo: Saíram de Samaria uns homens.
18 E ele disse: Ainda que para paz saíssem, tomai-os vivos; e ainda que à peleja saíssem, tomai-os vivos.
19 Saíram, pois, da cidade os moços dos príncipes das províncias, e o exército que os seguia.
20 E eles feriram cada um o seu adversário, e os sírios fugiram, e Israel os perseguiu; porém Ben-Hadade, rei da Síria, escapou a cavalo, com alguns cavaleiros.
21 E saiu o rei de Israel, e feriu os cavalos e os carros; e feriu os sírios com grande estrago.
22 Então o profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai, esforça-te, e atenta, e olha o que hás de fazer; porque no decurso de um ano o rei da Síria subirá contra ti.
23 Porque os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes, por isso foram mais fortes do que nós; mas pelejemos com eles em campo raso, e por certo veremos, se não somos mais fortes do que eles!
24 Faze, pois, isto: tira os reis, cada um do seu lugar, e substitui-os por capitães;
25 E forma outro exército, igual ao exército que perdeste, cavalo por cavalo, e carro por carro, e pelejemos com eles em campo raso, e veremos se não somos mais fortes do que eles! E deu ouvidos à sua voz, e assim fez.
26 E sucedeu que, passado um ano, Ben-Hadade passou revista aos sírios, e subiu a Afeque, para pelejar contra Israel.
27 Também aos filhos de Israel se passou revista, e providos de víveres marcharam contra eles; e os filhos de Israel acamparam-se defronte deles, como dois pequenos rebanhos de cabras; mas os sírios enchiam a terra.
28 E chegou o homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: O Senhor é Deus dos montes, e não Deus dos vales; toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos; para que saibas que eu sou o Senhor.
29 E sete dias estiveram acampados uns defronte dos outros; e sucedeu ao sétimo dia que a peleja começou, e os filhos de Israel feriram dos sírios cem mil homens de pé, num dia.
30 E os restantes fugiram a Afeque, à cidade; e caiu o muro sobre vinte e sete mil homens, que restaram; Ben-Hadade, porém, fugiu, e veio à cidade, escondendo-se de câmara em câmara.


1 Reis 20:13-30
Ben-Hadade não levou o Senhor em consideração. Enquanto se embriagava com seus trinta e dois reis aliados, o plano divino é posto em ação.

É difícil imaginar por qual motivo o Senhor quis ajudar o perverso Acabe, uma vez que este jamais clamou por Ele. Porém, não é Deus novamente falando com aquela voz suave e tranqüila da graça? Ao libertar Acabe e seu povo, deseja mostrar-se que Ele ainda é o Deus de Israel, embora o povo não O busque. Ele mostraria aos sírios que Ele não é Deus nem dos montes nem das planícies, mas o “Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra” (Atos 17:24). Há dois importantes detalhes no versículo 27: antes de ir à batalha, os filhos de Israel estavam “providos de víveres”. Nem pense que podemos enfrentar o inimigo sem primeiro obter nosso alimento diário nas páginas da Palavra. Então o pequeno exército de Israel percebeu sua impotência, sendo tão desprezível aos olhos dos inimigos “como dois pequenos rebanhos de cabras”. Deus sempre age de tal modo que o livramento tem de ser atribuído a Ele para Sua glória. O Seu poder Se aperfeiçoa na nossa fraqueza (2 Coríntios 12:9).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário