quarta-feira, 26 de agosto de 2009

1 Reis 7:38-51

1 Reis 7:38-51

38 Também fez dez pias de cobre; em cada pia cabiam quarenta batos, e cada pia era de quatro côvados, e sobre cada uma das dez bases estava uma pia.
39 E pôs cinco bases à direita da casa, e cinco à esquerda da casa; porém o mar pôs ao lado direito da casa para o lado do oriente, da parte do sul.
40 Depois fez Hirão as pias, e as pás, e as bacias; e acabou Hirão de fazer toda a obra que fez para o rei Salomão, para a casa do Senhor.
41 A saber: as duas colunas, e os globos dos capitéis que estavam sobre a cabeça das duas colunas; e as duas redes, para cobrir os dois globos dos capitéis que estavam sobre a cabeça das colunas.
42 E as quatrocentas romãs para as duas redes, a saber: duas carreiras de romãs para cada rede, para cobrirem os dois globos dos capitéis que estavam em cima das colunas.
43 Juntamente com as dez bases, e as dez pias sobre as bases;
44 Como também um mar, e os doze bois debaixo daquele mar;
45 E os caldeirões, e as pás, e as bacias, e todos estes objetos que fez Hirão para o rei Salomão, para a casa do Senhor, todos eram de cobre polido.
46 Na planície do Jordão, o rei os fundiu em terra barrenta; entre Sucote e Zaretã.
47 E deixou Salomão de pesar todos os objetos, pelo seu excessivo número; nem se averiguou o peso do cobre.
48 Também fez Salomão todos os objetos que convinham à casa do Senhor; o altar de ouro, e a mesa de ouro, sobre a qual estavam os pães da proposição.
49 E os castiçais, cinco à direita e cinco à esquerda, diante do oráculo, de ouro finíssimo; e as flores, e as lâmpadas, e os espevitadores, também de ouro.
50 Como também os vasos, e os apagadores, e as bacias, e as colheres, e os perfumadores, de ouro finíssimo; e as dobradiças para as portas da casa interior para o lugar santíssimo, e as das portas da casa do templo, também de ouro.
51 Assim se acabou toda a obra que fez o rei Salomão para a casa do Senhor; então trouxe Salomão as coisas que seu pai Davi havia consagrado; a prata, e o ouro, e os objetos pôs entre os tesouros da casa do Senhor.


1 Reis 7:38-51

Hirão é um tipo do Espírito Santo, “o divino Artífice”, ocupado em preparar tudo aqui no mundo – e em particular o coração dos crentes – para a glória de Deus. O mar, imenso tanque com cerca de 4,5 metros de diâmetro, servia para os sacerdotes se lavarem, enquanto as pias, sobre suas respectivas bases, destinavam-se à lavagem dos utensílios usados nos holocaustos (2 Crônicas 4:6).

Do versículo 48 em diante, temos uma lista de objetos confeccionados em ouro. Salomão, ao trazer as coisas santas de Davi, seu pai (v. 51), nos faz lembrar de Jesus, o Filho, encarregando-Se de tudo o que pertencia ao seu Pai. “O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos” (João 3:35; 17:10). Note que ao mesmo tempo, contrariamente ao que aconteceu com o tabernáculo (Êxodo 35:21-29), aqui não há menção sobre as doações do povo. A razão para isso é a seguinte: no céu, nada que tenha vindo do homem pode entrar. Tudo é divino; tudo se origina na exclusiva e perfeita obra do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As três Pessoas que atuaram juntas na primeira criação também estão juntas na glória que virá e na nova criação.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário