quarta-feira, 26 de agosto de 2009

1 Reis 7:13-26

1 Reis 7:13-26

13 E enviou o rei Salomão um mensageiro e mandou trazer a Hirão de Tiro.
14 Era ele filho de uma mulher viúva, da tribo de Naftali, e fora seu pai um homem de Tiro, que trabalhava em cobre; e era cheio de sabedoria, e de entendimento, e de ciência para fazer toda a obra de cobre; este veio ao rei Salomão, e fez toda a sua obra.
15 E formou duas colunas de cobre; a altura de cada coluna era de dezoito côvados, e um fio de doze côvados cercava cada uma das colunas.
16 Também fez dois capitéis de fundição de cobre para pôr sobre as cabeças das colunas; de cinco côvados era a altura de um capitel, e de cinco côvados a altura do outro capitel.
17 As redes eram de malhas, as ligas de obra de cadeia para os capitéis que estavam sobre a cabeça das colunas, sete para um capitel e sete para o outro capitel.
18 Assim fez as colunas, juntamente com duas fileiras em redor sobre uma rede, para cobrir os capitéis que estavam sobre a cabeça das romãs, assim também fez com o outro capitel.
19 E os capitéis que estavam sobre a cabeça das colunas eram de obra de lírios no pórtico, de quatro côvados.
20 Os capitéis, pois, sobre as duas colunas estavam também defronte, em cima da parte globular que estava junto à rede; e duzentas romãs, em fileiras em redor, estavam também sobre o outro capitel.
21 Depois levantou as colunas no pórtico do templo; e levantando a coluna direita, pôs-lhe o nome de Jaquim; e levantando a coluna esquerda, pôs-lhe o nome de Boaz.
22 E sobre a cabeça das colunas estava a obra de lírios; e assim se acabou a obra das colunas.
23 Fez mais o mar de fundição, de dez côvados de uma borda até à outra borda, perfeitamente redondo, e de cinco côvados de alto; e um cordão de trinta côvados o cingia em redor.
24 E por baixo da sua borda em redor havia botões que o cingiam; por dez côvados cercavam aquele mar em redor; duas ordens destes botões foram fundidas quando o mar foi fundido.
25 E firmava-se sobre doze bois, três que olhavam para o norte, e três que olhavam para o ocidente, e três que olhavam para o sul, e três que olhavam para o oriente; e o mar estava em cima deles, e todas as suas partes posteriores para o lado de dentro.
26 E a grossura era de um palmo, e a sua borda era como a de um copo, como de flor de lírios; ele levava dois mil batos.

1 Reis 7:13-26
Para a confecção do tabernáculo e dos itens ali contidos, o Senhor designou Bezalel, um talentoso artífice, cheio “do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício” (Êxodo 31:2-3). Para a fabricação dos objetos de bronze, Salomão chamou Hirão, rei de Tiro, também um artífice “cheio de sabedoria, e de entendimento, e de ciência para fazer toda obra de bronze” (v. 14). Que nós igualmente busquemos essas qualidades espirituais; pois assim o Senhor poderá usar-nos para fazer todo tipo de obras.

O primeiro projeto de Hirão foi a fundição de dois grandes pilares com seus esplêndidos capitéis. Lembremos a promessa do Senhor à igreja de Filadélfia: “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus”. O Senhor disse àqueles crentes: “Conheço as tuas obras… que tens pouca força” (Apocalipse 3:12, 8). Porém os nomes que Salomão deu às colunas, Jaquim e Boaz, significam respectivamente “Ele estabelece” e “Força”. Preciosa resposta à presente condição dos redimidos: se experimentamos fraqueza neste mundo, existe estabilidade e força eternas no céu, cuja glória o templo representa.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário