quinta-feira, 2 de abril de 2009

Juízes 1:1-15

Juízes 1:1-15

1
E SUCEDEU, depois da morte de Josué, que os filhos de Israel perguntaram ao Senhor, dizendo: Quem dentre nós primeiro subirá aos cananeus, para pelejar contra eles?
2
E disse o Senhor: Judá subirá; eis que entreguei esta terra na sua mão.
3
Então disse Judá a Simeão, seu irmão: Sobe comigo à minha herança. E pelejemos contra os cananeus, e também eu contigo subirei à tua herança. E Simeão partiu com ele.
4
E subiu Judá, e o Senhor lhe entregou na sua mão os cananeus e os perizeus; e feriram deles, em Bezeque, a dez mil homens.
5
E acharam Adoni-Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra ele; e feriram aos cananeus e aos perizeus.
6
Porém Adoni-Bezeque fugiu, mas o seguiram, e prenderam-no e cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés.
7
Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.
8
E os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém, e tomando-a, feriram-na ao fio da espada; e puseram fogo na cidade.
9
E depois os filhos de Judá desceram a pelejar contra os cananeus, que habitavam nas montanhas, e no sul, e nas planícies.
10
E partiu Judá contra os cananeus que habitavam em Hebrom (era porém outrora o nome de Hebrom, Quiriate-Arba), e feriram a Sesai, e a Aimã e Talmai.
11
E dali partiu contra os moradores de Debir; e era outrora o nome de Debir, Quiriate-Sefer.
12
E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher.
13
E tomou-a Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele; e Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher.
14
E sucedeu que, indo ela a ele, a persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do jumento, e Calebe lhe disse: Que é que tens?
15
E ela lhe disse: Dá-me uma bênção; pois me deste uma terra seca, dá-me também fontes de águas. E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.

Juízes 1:1-15

Há uma grande diferença entre os livros de Josué e o de Juízes. Josué mostra Israel vitoriosamente tomando posse da terra de Canaã. Juízes faz um relato do povo habitando na herança deles. À primeira vista, ambos parecem tratar dos mesmos assuntos. Mas já no início de Juízes certos sinais deixam transparecer que não estamos mais nos tempos de Josué. Mesmo quando Judá agiu zelosamente contra os cananeus, ele pareceu depender mais de seu irmão Simeão do que do próprio Deus. O rei inimigo fora deixado com vida, mas tratado de maneira brutal.
O período de glória obviamente havia terminado; iremos testemunharemos a partir daqui o declínio de Israel.
Isso também tem acontecido com a Igreja, responsável diante de Deus. Tanto o seu poder quanto suas bênçãos coletivas têm desaparecido hoje. Mas Deus não mudou. O poder divino ainda está disponível para cada crente. Um exemplo disso é Otniel tomando posse de Debir. A bênção também está ao nosso alcance. Temos apenas de agir como Acsa (v. 15). As bênçãos vêm pelo espírito de Deus, que, à semelhança dos “ribeiros de águas” prometidos em Deuteronômio 8:7, refrescam nossa alma pela Palavra de Deus. Neste início de ano, peçamos ao nosso Pai tias bênçãos.

Que DEUS abençoe a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário