quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Números 27:12-23

Números 27:12-23

12 Depois disse o Senhor a Moisés: Sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel.
13 E, tendo-a visto, então serás recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão;
14 Porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus olhos (estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim).
15 Então falou Moisés ao Senhor, dizendo:
16 O Senhor, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação,
17 Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor.
18 Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele.
19 E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe as tuas ordens na presença deles.
20 E põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.
21 E apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o Senhor; conforme a sua palavra sairão, e conforme a sua palavra entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.
22 E fez Moisés como o Senhor lhe ordenara; porque tomou a Josué, e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação;
23 E sobre ele impôs as suas mãos, e lhe deu ordens, como o Senhor falara por intermédio de Moisés.

Números 27:12-23
O Senhor agora fala com Seu servo Moisés sobre o fim de sua carreira. Por causa de seu erro nas águas de Meribá, não seria permitido a Moisés conduzir o povo para dentro da terra prometida. Desta vez o que preocupa o homem de Deus é o que seria de Israel sem um líder. Em vez de pensar em si mesmo, ele intercede novamente pelo povo, pedindo que eles não fossem “como ovelhas que não têm pastor” (v. 17). O mesmo pensamento ocupou o coração do Senhor Jesus. Em Mateus 9:36, Ele “compadeceu-se” das multidões, “porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor”. Além disso, não estava entre elas o próprio Bom Pastor? Mas elas não O quiseram.

Em resposta ao pedido de Moisés, o Senhor designou Josué, “homem em quem há o Espírito”. Dentro do tabernáculo, esse homem tem aprendido desde sua juventude a conhecer o Senhor (Êxodo 33:11). Mais tarde, ele cumpriu fielmente uma missão de confiança: a exploração da terra. Finalmente, com Moisés à frente, Josué havia sido treinado por quarenta anos na escola do deserto, a longa escola da paciência. Somente depois disso Deus o chama para o serviço que Ele reservou para Josué: levar o povo à Canaã.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário