quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Números 19:11-22

Números 19:11-22

11 Aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, imundo será sete dias.
12 Ao terceiro dia se purificará com aquela água, e ao sétimo dia será limpo; mas, se ao terceiro dia se não purificar, não será limpo ao sétimo dia.
13 Todo aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, e não se purificar, contamina o tabernáculo do Senhor; e aquela pessoa será extirpada de Israel; porque a água da separação não foi espargida sobre ele, imundo será; está nele ainda a sua imundícia.
14 Esta é a lei, quando morrer algum homem em alguma tenda, todo aquele que entrar naquela tenda, e todo aquele que nela estiver, será imundo sete dias.
15 Também todo o vaso aberto, sobre o qual não houver pano atado, será imundo.
16 E todo aquele que sobre a face do campo tocar em alguém que for morto pela espada, ou em outro morto ou nos ossos de algum homem, ou numa sepultura, será imundo sete dias.
17 Para um imundo, pois, tomarão da cinza da queima da expiação, e sobre ela colocarão água corrente num vaso.
18 E um homem limpo tomará hissopo, e o molhará naquela água, e a espargirá sobre aquela tenda, e sobre todos os móveis, e sobre as pessoas que ali estiverem, como também sobre aquele que tocar os ossos, ou em alguém que foi morto, ou que faleceu, ou numa sepultura.
19 E o limpo ao terceiro e sétimo dia espargirá sobre o imundo; e ao sétimo dia o purificará; e lavará as suas vestes, e se banhará na água, e à tarde será limpo.
20 Porém o que for imundo, e se não purificar, do meio da congregação será ele extirpado; porquanto contaminou o santuário do Senhor; água de separação sobre ele não foi espargida; imundo é.
21 Isto lhes será por estatuto perpétuo; e o que espargir a água da separação lavará as suas vestes; e o que tocar a água da separação será imundo até à tarde,
22 E tudo o que tocar o imundo também será imundo; e a pessoa que o tocar será imunda até à tarde.


Números 19:11-22
A virtude da água que continha as cinzas da novilha correspondia às varias circunstâncias possíveis de contaminação durante a jornada no deserto. Tocar um corpo morto ou os ossos humanos corresponde, em nosso caso, a ter contato com a corrupção e violência deste mundo. A carne pode se mostrar na família (a tenda, v. 14), então é necessária atenção especial com as crianças, os “vasos abertos”, tão facilmente passíveis de influência (v. 15, Lucas 17:2)! Ela pode se manifestar fora; por exemplo, na esfera de nosso trabalho (em campo aberto, v. 16). Uma pequena trapaça, uma calúnia, uma palavra tola ou uma piada indecente (Efésios 5:4); cada um de nós pode ter sua própria lista de “pequenos ossos”: manifestações carnais que sempre ignoramos sem realmente prestar atenção. Mas consideremos sempre: tais faltas maculam o crente! Elas não parecem muito importantes para quem não conhece ao Senhor Jesus. Mas nós que O amamos devemos levá-las a sério, pois foi para coisas como estas que Ele teve de sofrer e morrer. Temos de atualizar-nos renovadamente no que diz respeito ao processo de purificação descrito aqui: sempre julgar a nós mesmos à luz da Palavra de Deus, e renovar a nossa compreensão da eficácia da obra de Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário