quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Números 18:20-32

Números 18:20-32

20 Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles, nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.
21 E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.
22 E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.
23 Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão,
24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.
25 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
26 Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor, os dízimos dos dízimos.
27 E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada, como grão da eira, e como plenitude do lagar.
28 Assim também oferecereis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote.
29 De todas as vossas dádivas oferecereis toda a oferta alçada do Senhor; de tudo o melhor deles, a sua santa parte.
30 Dir-lhes-ás pois: Quando oferecerdes o melhor deles, como novidade da eira, e como novidade do lagar, se contará aos levitas.
31 E o comereis em todo o lugar, vós e as vossas famílias, porque vosso galardão é pelo vosso ministério na tenda da congregação.
32 Assim, não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas santas dos filhos de Israel, para que não morrais.


Números 18:20-32
O Senhor acrescentou a todos os presentes que Ele havia dado a Arão e sua família o mais excelente de tudo (vv.1-19). Ele deu a Si mesmo para ser compartilhado por todos os Seus. “Eu sou a tua porção e a tua herança”, Ele diz no versículo 20. Davi e Asafe dizem o mesmo: “O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice” e “Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre” (Salmo 16:5 e 73:26). O Filho de Deus não é o presente mais excelente que recebemos dEle? E se Cristo é a nossa porção, o que mais podemos querer enquanto estivermos neste mundo? Demo-nos conta que, como os levitas, não temos outra herança aqui na terra, nenhuma outra posse verdadeira. Mas, por outro lado, possuímos tudo no céu, afinal lá temos o próprio Senhor Jesus.

Era exigido que o israelita pagasse o dízimo de sua renda para o serviço do santuário (Levítico 27:30). Tais dízimos faziam provisão para as necessidades dos levitas que não tinham nem eira nem lagar (v. 30), nem terras para cultivar. No entanto, eles não eram privados de ter a parte deles nos bens da nação. Por sua vez, os levitas davam o dízimo de tudo o que recebiam.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário