terça-feira, 21 de setembro de 2010

Números 11:10-23

Números 11:10-23

10 Então Moisés ouviu chorar o povo pelas suas famílias, cada qual à porta da sua tenda; e a ira do Senhor grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés.
11 E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo?
12 Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?
13 De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;
14 Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.
15 E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal.
16 E disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo.
17 Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho.
18 E dirás ao povo: Santificai-vos para amanhã, e comereis carne; porquanto chorastes aos ouvidos do Senhor, dizendo: Quem nos dará carne a comer? Pois íamos bem no Egito; por isso o Senhor vos dará carne, e comereis;
19 Não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco dias, nem dez dias, nem vinte dias;
20 Mas um mês inteiro, até vos sair pelas narinas, até que vos enfastieis dela; porquanto rejeitastes ao Senhor, que está no meio de vós, e chorastes diante dele, dizendo: Por que saímos do Egito?
21 E disse Moisés: Seiscentos mil homens de pé é este povo, no meio do qual estou; e tu tens dito: Dar-lhes-ei carne, e comerão um mês inteiro.
22 Degolar-se-ão para eles ovelhas e vacas que lhes bastem? Ou ajuntar-se-ão para eles todos os peixes do mar, que lhes bastem?
23 Porém, o Senhor disse a Moisés: Teria sido encurtada a mão do Senhor? Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não.

Números 11:10-23
E aqui encontramos Moisés desencorajado! Ele culpa o Senhor por ter de suportar o peso de todo aquele povo (v. 11), ele mesmo que no final do capítulo anterior falava triunfantemente dos “milhares de milhares de Israel”. É claro que Moisés não podia carregar a responsabilidade desse povo “sozinho”, porém, de fato, ele não estava só! O próprio Senhor levava Israel “sobre asas de águia” (Êxodo 19:4) e “como um homem leva a seu filho” (Deuteronômio 1:31).

O Salmo 106 relembra esse triste episódio: “Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios; entregaram-se à cobiça, no deserto; e tentaram a Deus na solidão. Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma” (vv.13-15). Encontramos aqui uma verdade muito séria. Quando insistimos em colocar as mãos em algo que Deus não tem a intenção de nos dar, talvez Ele nos permita finalmente ter aquela coisa, mas com conseqüências desastrosas. Para esse povo, elas estão descritas nos versículos 19, 20 e 33. A palavra traduzida como “definhar” literalmente significa consumir progressivamente. Para nossa alma, definhar é muito pior que adoecer. Que Deus nos guarde dessas cobiças “que fazem guerra contra a alma” (1 Pedro 2:11), enquanto nos ensina a estarmos satisfeitos tanto com o que Ele tem nos dado… quanto com o que retém de nós.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário