sábado, 8 de maio de 2010

Êxodo 5:1-14

Êxodo 5:1-14

1 E DEPOIS foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.
2 Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel.
3 E eles disseram: O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto deixa-nos agora ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrificios ao Senhor nosso Deus, e ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada.
4 Então disse-lhes o rei do Egito: Moisés e Arão, por que fazeis cessar o povo das suas obras? Ide às vossas cargas.
5 E disse também Faraó: Eis que o povo da terra já é muito, e vós os fazeis abandonar as suas cargas.
6 Portanto deu ordem Faraó, naquele mesmo dia, aos exatores do povo, e aos seus oficiais, dizendo:
7 Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como fizestes antes: vão eles mesmos, e colham palha para si.
8 E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram antes; nada diminuireis dela, porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.
9 Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não confiem em palavras mentirosas.
10 Então saíram os exatores do povo, e seus oficiais, e falaram ao povo, dizendo: Assim diz Faraó: Eu não vos darei palha;
11 Ide vós mesmos, e tomai vós palha onde a achardes; porque nada se diminuirá de vosso serviço.
12 Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito, a colher restolho em lugar de palha.
13 E os exatores os apertavam, dizendo: Acabai vossa obra, a tarefa de cada dia, como quando havia palha.
14 E foram açoitados os oficiais dos filhos de Israel, que os exatores de Faraó tinham posto sobre eles, dizendo estes: Por que não acabastes vossa tarefa, fazendo tijolos como antes, assim também ontem e hoje?

Êxodo 5:1-14
O Egito nos apresenta uma convincente ilustração do que é o mundo, em outras palavras, a sociedade humana organizada sem Deus. Mas, ao rejeitar inteiramente a autoridade de Deus, o mundo elegeu para si um mestre: Satanás, chamado de "príncipe deste mundo" (João 16:11). Ele é um mestre cruel e impiedoso, de quem o Faraó era uma representação perfeita. E, quando uma alma começa a ser despertada e a suspira por libertação (como Israel neste capítulo), Satanás faz qualquer esforço para trazê-la de volta, aperta suas garras e torna maior a opressão (v. 9). Ele distrai essa pessoa com um turbilhão de atividades para afastá-la de seus pensamentos mais íntimos e evitar que ela se ocupe das reais necessidades de sua alma.

Nós também sabemos o que é estar sob o jugo do diabo, ter sido "servos do pecado" (Romanos 6:17), viver "servindo a várias concupiscências e deleites " (Tito 3:3), incapazes de nos libertar pelas nossas próprias forças. É possível que algum de nossos leitores esteja nessa terrível condição? A Palavra de Deus lhe apresenta uma libertação que já foi efetuada. Maior que Moisés, Cristo não apenas pregou sobre isso, mas Ele próprio executou essa redenção. Ele mesmo arrancou nossa alma da pavorosa escravidão do diabo e do pecado.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário