sábado, 8 de maio de 2010

Êxodo 4:18-31

Êxodo 4:18-31

18 Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz.
19 Disse também o Senhor a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram.
20 Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Deus na sua mão.
21 E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.
22 Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito.
23 E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primo-gênito.
24 E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar.
25 Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.
26 E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.
27 Disse o Senhor a Arão: Vai ao deserto, ao encontro de Moisés. E ele foi, e encontrou-o no monte de Deus, e beijou-o.
28 E relatou Moisés a Arão todas as palavras do Senhor, com que o enviara, e todos os sinais que lhe mandara.
29 Então foram Moisés e Arão, e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel.
30 E Arão falou todas as palavras que o Senhor falara a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo.
31 E o povo creu; e quando ouviram que o Senhor visitava aos filhos de Israel, e que via a sua aflição, inclinaram-se, e adoraram.

Êxodo 4:18-31
No passado, Moisés havia partido sem o mandado de Deus. Agora que o Senhor o estava enviando, ele deu todas as desculpas possíveis para evitar o chamado: sua incapacidade (3:11), sua ignorância (3:13), sua falta de autoridade (4:1), de eloqüência (4:10), de aptidão para o serviço, e a vontade de que outra pessoa fosse chamada em seu lugar (4:13), o fracasso em sua tentativa anterior (5:23) e a falta de compreensão demonstrada por seus irmãos (6:12). Quantas vezes nós não utilizamos essas mesmas razões para não obedecermos? Os versículos 24 a 26 nos lembram que, antes de partir para qualquer serviço público para Deus, o servo do Senhor tem de colocar primeiro sua própria casa em ordem. Até aquele momento, talvez por influência de sua esposa, Moisés ainda não havia circuncidado seu filho, símbolo da condenação da carne. Deus exigia isso (Gênesis 17:10), e quanto mais necessário e devido na casa de Seu servo. E esta é a questão que agora precisa ser decidida, sob pena de morte!

Os versículos 27 e 28 nos dão uma indicação quanto ao local onde os irmãos devem se encontrar uns com os outros: no monte de Deus — e qual deve ser o tema de suas conversas: a Palavra do Senhor e Seus maravilhosos feitos.

No início do capítulo 3, Moisés diz: "Eis que me não crerão". Mas, contudo, o Senhor já havia preparado o coração do povo. Os filhos de Israel creram (v. 31; 2 Crônicas 29:36). Mesmo antes da libertação, eles curvaram a cabeça diante do Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário