quarta-feira, 5 de maio de 2010

Êxodo 2:15-25 — 3:1-6

Êxodo 2:15-25

15 Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.
16 E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai.
17 Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho.
18 E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?
19 E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho.
20 E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão.
21 E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,
22 A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.
23 E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.
24 E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;
25 E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.

Êxodo 3:1-6

1 E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.
2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
4 E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.


Êxodo 2:15-25 — 3:1-6
Moisés renunciou a sua posição e riquezas a fim de visitar seus irmãos oprimidos. Desconhecido e rejeitado, ele foge para uma terra estrangeira. Lá, depois de mostrar-se como alguém que pode libertar e matar a sede (v. 17), ele se casa e se torna um pastor. Tudo isso nos faz pensar em Jesus, o Filho de Deus, que abandonou Sua glória para visitar e salvar Seu povo Israel. Os Seus não O receberam (João 1:11). Ele está agora distante do mundo, como o Grande Pastor do rebanho, o Noivo da Igreja, que Ele resgatou em Sua graça, e a qual agora compartilha de Sua rejeição.

Quarenta anos se passaram na vida de Moisés. Deus está prestes a revelar-se a ele em uma "grande visão" (3:3). Para Agar, Ele escolheu um poço, para Jacó, uma escada e, para Moisés, uma misteriosa sarça ardente. Você pode dizer como e onde você O encontrou?

Deus quis mostrar a Moisés Sua misericórdia para com Seu amado povo. Em meio à fornalha do Egito, Israel, da mesma forma que aquela planta, foi testado, mas não destruído pelo fogo. O mesmo acontece hoje com os redimidos do Senhor. O objetivo da ardente provação é somente acabar com o mal oculto que existe entre eles.

O fogo divino recaiu sobre Cristo na mais intensa medida, mas não achou nada para consumir (Salmo 17:3).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário