terça-feira, 20 de abril de 2010

Gênesis 44:18-34

Gênesis 44:18-34

18 Então Judá se chegou a ele, e disse: Ai! senhor meu, deixa, peço-te, o teu servo dizer uma palavra aos ouvidos de meu senhor, e não se acenda a tua ira contra o teu servo; porque tu és como Faraó.
19 Meu senhor perguntou a seus servos, dizendo: Tendes vós pai, ou irmão?
20 E dissemos a meu senhor: Temos um velho pai, e um filho da sua velhice, o mais novo, cujo irmão é morto; e só ele ficou de sua mãe, e seu pai o ama.
21 Então tu disseste a teus servos: Trazei-mo a mim, e porei os meus olhos sobre ele.
22 E nós dissemos a meu senhor: Aquele moço não poderá deixar a seu pai; se deixar a seu pai, este morrerá.
23 Então tu disseste a teus servos: Se vosso irmão mais novo não descer convosco, nunca mais vereis a minha face.
24 E aconteceu que, subindo nós a teu servo meu pai, e contando-lhe as palavras de meu senhor,
25 Disse nosso pai: Voltai, comprai-nos um pouco de mantimento.
26 E nós dissemos: Não poderemos descer; mas, se nosso irmão menor for conosco, desceremos; pois não poderemos ver a face do homem se este nosso irmão menor não estiver conosco.
27 Então disse-nos teu servo, meu pai: Vós sabeis que minha mulher me deu dois filhos;
28 E um ausentou-se de mim, e eu disse: Certamente foi despedaçado, e não o tenho visto até agora;
29 Se agora também tirardes a este da minha face, e lhe acontecer algum desastre, fareis descer as minhas cãs com aflição à sepultura.
30 Agora, pois, indo eu a teu servo, meu pai, e o moço não indo conosco, como a sua alma está ligada com a alma dele,
31 Acontecerá que, vendo ele que o moço ali não está, morrerá; e teus servos farão descer as cãs de teu servo, nosso pai, com tristeza à sepultura.
32 Porque teu servo se deu por fiador por este moço para com meu pai, dizendo: Se eu o não tornar para ti, serei culpado para com meu pai por todos os dias.
33 Agora, pois, fique teu servo em lugar deste moço por escravo de meu senhor, e que suba o moço com os seus irmãos.
34 Porque, como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? para que não veja eu o mal que sobrevirá a meu pai.

Gênesis 44:18-34
A intenção de José era conduzir os pensamentos de seus irmãos ao período há mais de vinte anos quando eles tinham permanecido insensíveis ao seu sofrimento enquanto ele implorava por misericórdia (42:21). Ele também queria fazê-los lembrar da dor de seu velho pai quando cruelmente lhe contaram da morte de José. E José queria ver se eles agora eram capazes de entender o sofrimento do irmão caçula e do pai deles. Bem, ele conseguiu agitar o coração dos seus irmãos. Quão tocante é ouvir Judá falar de seu velho pai e de seu irmão mais moço, o filho de sua velhice!

Que lições também podemos aprender daí! Devemos nos colocar no lugar da outra pessoa, compreendendo sua alegria e especialmente suas dores. E mais ainda: devemos entrar em espírito nos pensamentos de amor do Pai por Seu Filho, na dor quando Ele viu Seu amado Filho nas mãos de homens perversos e quando ouviu Seu clamor e não pôde Lhe responder. Finalmente, devemos tentar entrar um pouco no sofrimento do Filho quando levou o peso de nossos pecados debaixo do juízo divino e quando, sob infinita angústia de alma, passou pela experiência de ser abandonado por Deus em nosso lugar. Não é uma pena que por vezes sejamos tão insensíveis às coisas que o Espírito procura nos mostrar?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário