terça-feira, 20 de abril de 2010

1 João 4.1-10

1 João 4.1-10
1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.
2 Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
3 e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.
4 Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
5 Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve.
6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.
7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.
10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.


1 João 4:1-10

A verdade sempre teve seus "falsificadores". Da mesma maneira que convém a todo cidadão reconhecer o dinheiro de seu país a fim de evitar problemas, assim devemos nós ser capazes de discernir a origem das diferentes doutrinas que nos são apresentadas. Cada uma delas deve ser submetida a prova (v. 1; 1 Tessalonicenses 5:21); a Palavra nos dá o meio seguro para reconhecer as "notas falsas". As boas sempre levam o selo: Jesus Cristo veio em carne (v. 3).

No que diz respeito à natureza dEle, esta epístola nos ensina que Deus é luz (1:5) e que ele é amor (vv. 8, 16). A única fonte de todo amor se encontra nEle. Se alguém ama, isto é sinal de que o tal é nascido de Deus (v. 7). Por outro lado, aquele que não ama não conhece a Deus. Para saber o que é o amor, é necessário possuir a natureza que ama (1 Tessalonicenses 4:9). Ademais, esse amor com que Deus nos amou primeiro (vv. 10, 19) é exatamente o que correspondia à necessidade de suas criaturas. O homem estava morto: Deus enviou "o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele" (v. 9); o homem era culpado: Deus "enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (v. 10; 2:2); o homem estava perdido: "o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo" (v. 14; João 3:17).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário