terça-feira, 20 de abril de 2010

1 João 4.11-21

1 João 4.11-21
11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.
12 Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.
13 Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito.
14 E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo.
15 Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.
16 E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.
17 Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.
18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.
19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
20 Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
21 Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.


1 João 4:11-21

Dois gestos de alcance indizível manifestaram o amor divino aos homens: "Cristo deu a sua vida por nós" (3:16) e Deus "enviou o seu Filho" (4:10). E agora esse amor se mostra aos homens numa terceira maneira: os redimidos do Senhor amam-se uns aos outros. Deus é - ou deveria ser - visto desta forma (v. 12), agora que o Senhor Jesus não está mais na terra (João 1:18). Não é possível amar a Deus e não amar a seus filhos. Quando alguém nos é muito querido, tudo o que lhe diz respeito também é querido para nós. Por exemplo: Pode se dizer que um marido ou uma esposa que não ama os sogros ama de fato seu cônjuge? Deus não se satisfaz com um amor só manifestado em "palavra [...] mas de fato e de verdade" (3:18). Em toda esta epístola encontram-se constantemente expressões como: "Se dissermos..." (1:6,8,10), "Aquele que diz..." (2:4,6,9), "Se alguém disser..." (v. 20). "Nós amamos...", declara o apóstolo (v. 19). Pois, então, demonstremos isso!

O que temos nestes versículos é: (1) O amor por nós (v. 9): a salvação já consumada; (2)o amor em nós (vv. 12,15,16b), derramado em nosso coração pelo Espírito; (3) finalmente, o amor conosco (v. 17), que nos assegura que logo estaremos perante Deus. Tal é a abrangência do amor divino por nós!

Que DESU abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário