domingo, 18 de abril de 2010

Gênesis 43:16-34

Gênesis 43:16-34

16 Vendo, pois, José a Benjamim com eles, disse ao que estava sobre a sua casa: Leva estes homens à casa, e mata reses, e prepara tudo; porque estes homens comerão comigo ao meio-dia.
17 E o homem fez como José dissera, e levou-os à casa de José.
18 Então temeram aqueles homens, porquanto foram levados à casa de José, e diziam: Por causa do dinheiro que dantes voltou nos nossos sacos, fomos trazidos aqui, para nos incriminar e cair sobre nós, para que nos tome por servos, e a nossos jumentos.
19 Por isso chegaram-se ao homem que estava sobre a casa de José, e falaram com ele à porta da casa,
20 E disseram: Ai! senhor meu, certamente descemos dantes a comprar mantimento;
21 E aconteceu que, chegando à estalagem, e abrindo os nossos sacos, eis que o dinheiro de cada um estava na boca do seu saco, nosso dinheiro por seu peso; e tornamos a trazê-lo em nossas mãos;
22 Também trouxemos outro dinheiro em nossas mãos, para comprar mantimento; não sabemos quem tenha posto o nosso dinheiro nos nossos sacos.
23 E ele disse: Paz seja convosco, não temais; o vosso Deus, e o Deus de vosso pai, vos tem dado um tesouro nos vossos sacos; o vosso dinheiro me chegou a mim. E trouxe-lhes fora a Simeão.
24 Depois levou os homens à casa de José, e deu-lhes água, e lavaram os seus pés; também deu pasto aos seus jumentos.
25 E prepararam o presente, para quando José viesse ao meio dia; porque tinham ouvido que ali haviam de comer pão.
26 Vindo, pois, José à casa, trouxeram-lhe ali o presente que tinham em suas mãos; e inclinaram-se a ele até à terra.
27 E ele lhes perguntou como estavam, e disse: Vosso pai, o ancião de quem falastes, está bem? Ainda vive?
28 E eles disseram: Bem está o teu servo, nosso pai vive ainda. E abaixaram a cabeça, e inclinaram-se.
29 E ele levantou os seus olhos, e viu a Benjamim, seu irmão, filho de sua mãe, e disse: Este é vosso irmão mais novo de quem falastes? Depois ele disse: Deus te dê a sua graça, meu filho.
30 E José apressou-se, porque as suas entranhas comoveram-se por causa do seu irmão, e procurou onde chorar; e entrou na câmara, e chorou ali.
31 Depois lavou o seu rosto, e saiu; e conteve-se, e disse: Ponde pão.
32 E serviram-lhe à parte, e a eles também à parte, e aos egípcios, que comiam com ele, à parte; porque os egípcios não podem comer pão com os hebreus, porquanto é abominação para os egípcios.
33 E assentaram-se diante dele, o primogênito segundo a sua primogenitura, e o menor segundo a sua menoridade; do que os homens se maravilhavam entre si.
34 E apresentou-lhes as porções que estavam diante dele; porém a porção de Benjamim era cinco vezes maior do que as porções deles todos. E eles beberam, e se regalaram com ele.


Gênesis 43:16-34
Quão difícil deve ter sido para os irmãos de José colocar os seus próprios recursos de lado! Contudo, eles tiveram de aceitar o fato de que a dívida deles tinha sido paga. Podemos estar certos de que a conta do despenseiro da casa de José estava correta, já que ele lhes disse: "O vosso dinheiro me chegou a mim" (v. 23). O grande José tinha pessoalmente feito o pagamento por seus irmãos. Do mesmo modo Cristo arcou com todo o preço de nossa paz. O nosso débito foi pago completamente e só Ele conhece o significado disto. Contudo, enquanto o mal não tiver sido julgado e confessado, não podemos apreciar o gozo da comunhão. Uma refeição feita em conjunto com outras pessoas é figura desta comunhão, a qual encerra uma perfeita compreensão, um diálogo compartilhado por todos os participantes. Não é assim na mesa do Senhor, onde os crentes, todos juntos, lembram de Seus sofrimentos? Mas aqui, por causa do pecado que levanta uma barreira entre eles, José come "à parte" e seus irmãos também comem "à parte" (v. 32).

Quando ler esses capítulos, observe quantas vezes José chora: (42:24; 43:30; 45:2, 14; 46:29; 50:1, 17). É uma coisa maravilhosa o fato de ele não chorar na cova nem na prisão. Essas lágrimas são de amor. Elas nos fazem pensar nas lágrimas do Senhor Jesus (João 11:35; Lucas 19:41).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário