domingo, 18 de abril de 2010

Gênesis 43:1-15

Gênesis 43:1-15

1 E A FOME era gravíssima na terra.
2 E aconteceu que, como acabaram de comer o mantimento que trouxeram do Egito, disse-lhes seu pai: Voltai, comprai-nos um pouco de alimento.
3 Mas Judá respondeu-lhe, dizendo: Fortemente nos protestou aquele homem, dizendo: Não vereis a minha face, se o vosso irmão não vier convosco.
4 Se enviares conosco o nosso irmão, desceremos e te compraremos alimento;
5 Mas se não o enviares, não desceremos; porquanto aquele homem nos disse: Não vereis a minha face, se o vosso irmão não vier convosco.
6 E disse Israel: Por que me fizeste tal mal, fazendo saber àquele homem que tínheis ainda outro irmão?
7 E eles disseram: Aquele homem particularmente nos perguntou por nós, e pela nossa parentela, dizendo: Vive ainda vosso pai? Tendes mais um irmão? E respondemos-lhe conforme as mesmas palavras. Podíamos nós saber que diria: Trazei vosso irmão?
8 Então disse Judá a Israel, seu pai: Envia o jovem comigo, e levantar-nos-emos, e iremos, para que vivamos e não morramos, nem nós, nem tu, nem os nossos filhos.
9 Eu serei fiador por ele, da minha mão o requererás; se eu não o trouxer, e não o puser perante a tua face, serei réu de crime para contigo para sempre.
10 E se não nos tivéssemos detido, certamente já estaríamos segunda vez de volta.
11 Então disse-lhes Israel, seu pai: Pois que assim é, fazei isso; tomai do mais precioso desta terra em vossos vasos, e levai ao homem um presente: um pouco do bálsamo e um pouco de mel, especiarias e mirra, terebinto e amêndoas;
12 E tomai em vossas mãos dinheiro em dobro, e o dinheiro que voltou na boca dos vossos sacos tornai a levar em vossas mãos; bem pode ser que fosse erro.
13 Tomai também a vosso irmão, e levantai-vos e voltai àquele homem;
14 E Deus Todo-Poderoso vos dê misericórdia diante do homem, para que deixe vir convosco vosso outro irmão, e Benjamim; e eu, se for desfilhado, desfilhado ficarei.
15 E os homens tomaram aquele presente, e dinheiro em dobro em suas mãos, e a Benjamim; e levantaram-se, e desceram ao Egito, e apresentaram-se diante de José.


Gênesis 43:1-15
Os irmãos de José estão amedrontados. Isto é sinal de suas consciências culpadas. Eles têm de retornar a José e explicar o dinheiro encontrado em seus sacos de mantimento. Não fiquemos longe do Senhor quando tivermos um peso em nossa consciência. Vamos direto a Ele e confessemos a Ele tudo. O versículo 8 dá a cada pecador a rota a seguir: levantar, ir e viver (compare Lucas 15:18).

Os homens convenceram seu pai a deixar Benjamim ir com eles, e finalmente partiram levando consigo presentes: o mais precioso da terra (v. 11). Mas o poderoso José, cujos depósitos estão cheios, tem necessidade de alguma coisa? O homem sempre teve pretensões de levar algo a Deus. Mas da parte de Deus tudo é gratuito. Ele não pode aceitar nada, até mesmo o melhor que o homem é capaz de fazer. Mel, especiarias, terebinto e amêndoas, produtos que são luxo, e não algo bom para alimentar aqueles que não têm trigo. O nosso coração precisa é de trigo celestial, alimento do Alto, o qual pode satisfazer a fome da nossa alma. O mundo nos oferecerá iguarias, mas o Senhor Jesus, o verdadeiro José, é o Único que pode nos dar trigo dos lugares celestiais ao Se apresentar ao nosso coração.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário