quinta-feira, 15 de abril de 2010

Gênesis 42:9-24

Gênesis 42:9-24

9 Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles e disse-lhes: Vós sois espias, e viestes para ver a nudez da terra.
10 E eles lhe disseram: Não, senhor meu; mas teus servos vieram comprar mantimento.
11 Todos nós somos filhos de um mesmo homem; somos homens de retidão; os teus servos não são espias.
12 E ele lhes disse: Não; antes viestes para ver a nudez da terra.
13 E eles disseram: Nós, teus servos, somos doze irmãos, filhos de um homem na terra de Canaã; e eis que o mais novo está com nosso pai hoje; mas um já não existe.
14 Então lhes disse José: Isso é o que vos tenho dito, sois espias;
15 Nisto sereis provados; pela vida de Faraó, não saireis daqui senão quando vosso irmão mais novo vier aqui.
16 Enviai um dentre vós, que traga vosso irmão, mas vós ficareis presos, e vossas palavras sejam provadas, se há verdade convosco; e se não, pela vida de Faraó, vós sois espias.
17 E pô-los juntos, em prisão, três dias.
18 E ao terceiro dia disse-lhes José: Fazei isso, e vivereis; porque eu temo a Deus.
19 Se sois homens de retidão, que fique um de vossos irmãos preso na casa de vossa prisão; e vós ide, levai mantimento para a fome de vossa casa,
20 E trazei-me o vosso irmão mais novo, e serão verificadas vossas palavras, e não morrereis. E eles assim fizeram.
21 Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós esta angústia.
22 E Rúben respondeu-lhes, dizendo: Não vô-lo dizia eu: Não pequeis contra o menino; mas não ouvistes; e vedes aqui, o seu sangue também é requerido.
23 E eles não sabiam que José os entendia, porque havia intérprete entre eles.
24 E retirou-se deles e chorou. Depois tornou a eles, e faloulhes, e tomou a Simeão dentre eles, e amarrou-o perante os seus olhos.


Gênesis 42:9-24
Enquanto esses acontecimentos se davam no Egito, a família de Jacó tinha sido deixada de lado. É como se Deus tivesse dito: "Depois de seu crime e agora que José não está mais entre vós, não tenho mais interesse em narrar a história do que lhes diz respeito". É assim com a triste história do homem, e em particular de Israel depois de sua rejeição do Salvador. Deus não tem mais nada que dizer ao povo. Mas em Sua infinita paciência, Ele não esqueceu o objeto de Suas fiéis promessas. Ele está apenas esperando o momento certo para restabelecer Seu relacionamento com eles. E o momento certo é o da fome. Se Deus permite aflições, tais como privações e doenças, mesmo aos Seus, é freqüentemente a fim de que Cristo, o verdadeiro José, possa assumir ou reassumir o Seu verdadeiro lugar em nossa vida. Não pensemos que o passar do tempo pode apagar até mesmo o menor pecado; cada um deles está sempre patente aos olhos do Senhor, ainda que os tenhamos esquecido, teremos de prestar contas deles cedo ou tarde ao Senhor.

"Somos homens honestos", ousaram declarar os irmãos criminosos quando se apresentaram diante daquele que pode provar o contrário e pode causar perplexidade a eles simplesmente ao revelar o seu nome. Como as pessoas podem pensar que são dignas quando na verdade são culpadas de rejeitar a Jesus?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário