quinta-feira, 15 de abril de 2010

Gênesis 41:53-57; 42:1-8

Gênesis 41:53-57

53 Então acabaram-se os sete anos de fartura que havia na terra do Egito.
54 E começaram a vir os sete anos de fome, como José tinha dito; e havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão.
55 E tendo toda a terra do Egito fome, clamou o povo a Faraó por pão; e Faraó disse a todos os egípcios: Ide a José; o que ele vos disser, fazei.
56 Havendo, pois, fome sobre toda a terra, abriu José tudo em que havia mantimento, e vendeu aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito.
57 E de todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José; porquanto a fome prevaleceu em todas as terras.
Gênesis 42:1-8

1 VENDO então Jacó que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: Por que estais olhando uns para os outros?
2 Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá, e comprai-nos dali, para que vivamos e não morramos.
3 Então desceram os dez irmãos de José, para comprarem trigo no Egito.
4 A Benjamim, porém, irmão de José, não enviou Jacó com os seus irmãos, porque dizia: Para que lhe não suceda, porventura, algum desastre.
5 Assim, entre os que iam lá foram os filhos de Israel para comprar, porque havia fome na terra de Canaã.
6 José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra.
7 E José, vendo os seus irmãos, conheceu-os; porém mostrou-se estranho para com eles, e falou-lhes asperamente, e disse-lhes: De onde vindes? E eles disseram: Da terra de Canaã, para comprarmos mantimento.
8 José, pois, conheceu os seus irmãos; mas eles não o conheceram.


Gênesis 41:53-57; 42:1-8
Tudo quanto o Senhor prometer certamente será cumprido. Assim acontece com as palavras de José, as quais, na verdade, são do próprio Deus. Acabam os sete anos de fartura e começam os anos de fome.

Deus busca de todos os modos dirigir os pensamentos dos homens para Si. Eis por que neste mundo a paz acaba em guerra, a fartura em privação, e na vida das pessoas a alegria e a aflição vão se alternando. Infelizmente os homens mal pensam em agradecer ao Senhor pelas alegrias que Ele lhes dá, como tampouco, nos momentos de suas aflições, vão a Ele em busca de socorro. Contudo, do mesmo modo que o Faraó ordenou: "Ide a José" (v. 55), o Espírito de Deus insta os homens a buscar o Salvador. O próprio Salvador chama: "Vinde a mim" (Mateus 11:28). Sim, vamos ao Único que pode dar abundantemente o alimento necessário à nossa alma. Saibamos também tirar proveito dos períodos de abundância espiritual, como por exemplo das reuniões, para encher os "depósitos" de nossa memória e de nosso coração. Em tempos de escassez, de solidão ou de desanimo, aquilo que tivermos estocado nos dará força e alegria no Senhor. Acima de tudo, não esqueçamos o final do versículo 55: "Ide a José; o que ele vos disser fazei" (compare João 2:5).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário