sábado, 6 de março de 2010

Hebreus 7:1-17

Hebreus 7.1-17

1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou,
2 para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz;
3 sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente.
4 Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos.
5 Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão;
6 entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas.
7 Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.
8 Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.
9 E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão.
10 Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste.
11 Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
12 Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.
13 Porque aquele de quem são ditas estas coisas pertence a outra tribo, da qual ninguém prestou serviço ao altar;
14 pois é evidente que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo à qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes.
15 E isto é ainda muito mais evidente, quando, à semelhança de Melquisedeque, se levanta outro sacerdote,
16 constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel.
17 Porquanto se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.


Hebreus 7:1-17

O autor da epístola tinha muitas coisas a dizer sobre Melquisedeque (5:11). Esta personagem misteriosa atravessa a história de Abraão (Gênesis 14), atuando como mediador, abençoando Abraão por parte do Deus Altíssimo, e, em seguida, bendizendo ao Deus Altíssimo por parte de Abraão. Entretanto, tudo o que concerne à sua pessoa e à sua origem é envolto em sombras. E podemos entender a razão. O que interessa ao Espírito de Deus não é o homem, mas, sim, a sua obra. Como rei e sacerdote, Melquisedeque é um símbolo do Senhor Jesus: Ele reinará em justiça e será sacerdote em Seu trono. O sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque é, em muitos aspectos, superior ao de Arão:

Seu titular é mais excelente que Abraão, uma vez que este patriarca deu o dízimo a Melquisedeque e foi abençoado por ele.

Foi estabelecido antes do surgimento da nação de Israel, não era exercido somente em favor deste povo, mas de todo crente.

Por último, é intransferível, pois o que está a cargo deste serviço permanece vivo para sempre (Romanos 8:34).

Muitas pessoas na cristandade pensam que é necessário recorrer a intermediários, "santos", sacerdotes etc. Esta epístola ensina que Deus nos concedeu um Sumo Sacerdote, perfeito e suficiente por toda a eternidade (10:21-22).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário