sábado, 6 de março de 2010

Gênesis 19:1-14

Gênesis 19:1-14

1 E VIERAM os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;
2 E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite.
3 E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram.
4 E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros.
5 E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.
6 Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si,
7 E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;
8 Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vô-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.
9 Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta.
10 Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta;
11 E feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta.
12 Então disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar;
13 Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo.
14 Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros.

Gênesis 19:1-14
Que contraste entre a feliz visita que os anjos fizeram a Abraão ao meio-dia e a triste missão deles em Sodoma ao anoitecer do mesmo dia! E que relutância tiveram em aceitar o convite de Ló, ainda que instasse muito com eles (v. 2)! Como poderiam ter comunhão com este crente que estava no lugar errado? Eles só entram na casa dele a fim de protegê-lo e livrá-lo. Aliás, o próprio Ló nunca se sentiu bem nesta cidade depravada. Não teríamos conhecimento deste fato se o Novo Testamento não nos tivesse revelado. Mas Deus, que conhece o coração do homem, faz questão de nos comunicar que Ló era um homem justo, e que, longe de fazer parte desta malignidade, ele atormentava sua alma, cada dia, “pelo procedimento libertino daqueles insubordinados” (2 Pedro 2:7-8). Os homens de Sodoma não se envergonharam de ostentar, naquela noite dramática, a sua perversidade (compare Isaías 3:9). Eles agem de tal forma que o Senhor, que antes dissera: “se assim não é,” – isto é, se não for verdade – “sabê-lo-ei” (18:21), agora não necessita mais de outra evidência; os homens de Sodoma testificaram contra si mesmos.

Ló não é levado a sério nem pelos seus próprios genros. Quando o crente anda, por um tempo, no caminho com o mundo, perde toda a autoridade para falar de juízo. Ninguém o ouvirá.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário