domingo, 7 de março de 2010

Gênesis 19:15-29

Gênesis 19:15-29

15 E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.
16 Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.
17 E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
18 E Ló disse-lhe: Ora, não, meu Senhor!
19 Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra.
20 Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena? ), para que minha alma viva.
21 E disse-lhe: Eis aqui, tenho-te aceitado também neste negócio, para não destruir aquela cidade, de que falaste;
22 Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
23 Saiu o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.
24 Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;
25 E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
26 E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
27 E Abraão levantou-se aquela mesma manhã, de madrugada, e foi para aquele lugar onde estivera diante da face do Senhor;
28 E olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina; e viu, que a fumaça da terra subia, como a de uma fornalha.
29 E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão, e tirou a Ló do meio da destruição, derrubando aquelas cidades em que Ló habitara.


Gênesis 19:15-29
O livramento de Ló é a resposta à oração de Abraão no capítulo anterior. Abraão tinha crido que, para salvar seu irmão, era necessário que Sodoma fosse poupada da destruição. Mas Deus nem sempre responde do modo que nós pensamos que faria. Porém Ele responde.

Infelizmente o coração de Ló está preso a todas as coisas que agora deve deixar para trás; ele hesita em partir. Os anjos se vêem obrigados a tirar Ló, sua mulher e suas duas filhas à força da cidade. Queridos redimidos do Senhor, permitam-nos fazer-lhes uma pergunta: se tivéssemos todos de partir hoje para o céu, vocês partiriam com alegria? Ou será que nós, como Ló, sentiríamos tristeza por deixar aqui na terra tantas coisas às quais o nosso coração está preso?

Sodoma e Gomorra são reduzidas a cinzas. Que solene advertência daquilo que espera o ímpio! (2 Pedro 2:6; Judas 7). Quanto à mulher de Ló, ela permanece como um monumento na Palavra de Deus, advertindo-nos do preço a pagar caso nos associemos a este mundo condenado. Quanto ao aspecto exterior, esta mulher tinha por longo tempo compartilhado da vida do povo de Deus. Mas não fazia parte dele. O mundo estava em seu coração e ela pereceu com ele. Consideremos, pois, a mulher de Ló! (Lucas 17:32).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário