domingo, 28 de março de 2010

Gênesis 30:1-24

Gênesis 30:1-24

1 VENDO Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.
2 Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?
3 E ela disse: Eis aqui minha serva Bila; coabita com ela, para que dê à luz sobre meus joelhos, e eu assim receba filhos por ela.
4 Assim lhe deu a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó a possuiu.
5 E concebeu Bila, e deu a Jacó um filho.
6 Então disse Raquel: Julgou-me Deus, e também ouviu a minha voz, e me deu um filho; por isso chamou-lhe Dã.
7 E Bila, serva de Raquel, conce-beu outra vez, e deu a Jacó o segundo filho.
8 Então disse Raquel: Com grandes lutas tenho lutado com minha irmã; também venci; e chamou-lhe Naftali.
9 Vendo, pois, Lia que cessava de ter filhos, tomou também a Zilpa, sua serva, e deu-a a Jacó por mulher.
10 E deu Zilpa, serva de Lia, um filho a Jacó.
11 Então disse Lia: Afortunada! e chamou-lhe Gade.
12 Depois deu Zilpa, serva de Lia, um segundo filho a Jacó.
13 Então disse Lia: Para minha ventura; porque as filhas me terão por bem-aventurada; e chamou-lhe Aser.
14 E foi Rúben nos dias da ceifa do trigo, e achou mandrágoras no campo. E trouxe-as a Lia sua mãe. Então disse Raquel a Lia: Ora dá-me das mandrágoras de teu filho.
15 E ela lhe disse: É já pouco que hajas tomado o meu marido, tomarás também as mandrágoras do meu filho? Então disse Raquel: Por isso ele se deitará contigo esta noite pelas mandrágoras de teu filho.
16 Vindo, pois, Jacó à tarde do campo, saiu-lhe Lia ao encontro, e disse: A mim possuirás, esta noite, porque certamente te aluguei com as mandrágoras do meu filho. E deitou-se com ela aquela noite.
17 E ouviu Deus a Lia, e concebeu, e deu à luz um quinto filho.
18 Então disse Lia: Deus me tem dado o meu galardão, pois tenho dado minha serva ao meu marido. E chamou-lhe Issacar.
19 E Lia concebeu outra vez, e deu a Jacó um sexto filho.
20 E disse Lia: Deus me deu uma boa dádiva; desta vez morará o meu marido comigo, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou-lhe Zebulom.
21 E depois teve uma filha, e chamou-lhe Diná.
22 E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre.
23 E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha.
24 E chamou-lhe José, dizendo: O Senhor me acrescente outro filho.


Gênesis 30:1-24
Esses versículos nos apresentam a família de Jacó. Formam uma importante passagem no Antigo Testamento, visto que os doze filhos do patriarca virão a ser doze patriarcas (Atos 7:8) e darão os seus nomes às doze tribos de Israel. É por meio deles que as promessas feitas a Abraão e a Isaque serão cumpridas, bem como as feitas a Jacó naquela noite em Betel. De Levi descenderão os sacerdotes, e de Judá os reis e finalmente o próprio Messias.

A família continua segundo o exemplo do seu chefe: astúcias, disputas entre si e o uso de recursos duvidosos. A despeito desses deslizes, Deus tem Seus olhos sobre esta família e quer abençoá-la. Hoje também, as famílias dos crentes são preciosas para o coração do Senhor. Ele quer abençoar tanto os pais como cada um dos filhos. Ele conhece cada um pelo nome e desde os nossos primeiros passos está nos preparando para a obra que tem em vista para nós. Mas qual é o glorioso chamado dos crentes hoje em dia? Não é este, que sejam reis e sacerdotes para seu Deus e Pai? (Apocalipse 1:6). O nascimento de José, que é uma figura de Cristo, anuncia à família de Jacó o fim de sua servidão e o retorno à terra da promessa (v. 25). Espiritualmente falando, é a mesma coisa: a partir do momento em que Cristo assume o lugar que Lhe compete em nosso coração e em nosso lar, estamos capacitados a provar tanto o livramento como as bênçãos celestiais.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário