sábado, 27 de março de 2010

Deuteronômio 32:34-52

Sábado 27 Março

Vede, agora, que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão (Deuteronômio 32:39).

Meditações sobre o livro de Deuteronômio (Leia Deuteronômio 32:34-52)

As linhas finais da canção de Moisés lembram que Deus é soberano, que Ele é o mesmo e, consequentemente, tem a última palavra. Qual é a última palavra? Vingança para os Seus inimigos que permaneceram impunes por muito tempo, mas também perdão para o Seu povo com quem as nações se alegrarão no milênio (v. 43).

Moisés encerra este ensino com uma exortação final à obediência: “Aplicai o coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós… Porque esta palavra… é a vossa vida” (vv. 46-47; Isaías 55:3; Provérbios 4:13; 7:2). Muitos jovens pensam que, para “viver a própria vida”, devem livrar-se de toda e qualquer forma de orientação e, acima de tudo, da orientação que vem de Deus. Esses versículos afirmam, e nossa experiência confirma, que carregar o fardo do Senhor é na verdade ter o melhor que essa vida pode pro­porcionar.

As instruções de Moisés chegaram ao fim. Como um verdadeiro mediador, ele falou do povo a Deus e de Deus ao povo. Agora ele deixará Israel. Hebreus 13:7 exorta-nos a lembrar dos líderes fiéis que pregaram a Palavra de Deus. Muitos deles já não estão mais aqui. Contudo, o autor da epístola acrescenta: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (compare com o v. 39).



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário