terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Filipenses 4.1-9

Filipenses 4.1-9

1 Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor.
2 Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.
3 A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.
4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.
5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.
6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.

Filipenses 4:1-9

"Alegrai-vos sempre no Senhor", insiste o apóstolo. Não obstante, não lhe faltam motivos para chorar (3:18). Uma infeliz discórdia separa duas irmãs, Evódia e Síntique, e altera a igreja. Paulo exorta - ou antes suplica - a cada uma delas pessoalmente. Que elas aprendam - e nós também - a grande lição de Filipenses 2:2 (comparar Provérbios 13:10). É nossa gentileza conhecida por nossos irmãos, irmãs e amigos? Quantas disputas cessariam se tivéssemos consciência de que o retorno do Senhor é iminente! E quantas preocupações também! Em oração, descarreguemos o nosso coração de todas as coisas que o atormentam. Para nos livrarmos delas? Não necessariamente, mas para que Deus derrame em nosso coração a Sua perfeita paz (v. 7).

Mas como evitar os maus pensamentos? Cultivando os bons! Façamos uso do v. 8 como de uma peneira com seus muitos lados. O que ocupa os meus pensamentos neste momento é verdadeiro?... justo?... puro?... amável?... de boa fama? Pensamentos purificados só podem produzir feitos da mesma natureza (v. 9). E qual será o resultado disso? Não só a paz de Deus, mas o Deus de paz habitará em pessoa em nós (João 14:23).

Que DEUS abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário