terça-feira, 19 de janeiro de 2010

2 Crônicas 23:1-11

2 Crônicas 23:1-11

1 PORÉM no sétimo ano Joiada se animou, e tomou consigo em aliança os chefes de cem, a Azarias, filho de Jeroão, a Ismael, filho de Joanã, a Azarias, filho de Obede, a Maaséias, filho de Adaías, e a Elisafate, filho de Zicri.
2 Estes percorreram a Judá e ajuntaram os levitas de todas as cidades de Judá e os chefes dos pais de Israel, e vieram para Jerusalém.
3 E toda aquela congregação fez aliança com o rei na casa de Deus; e Joiada lhes disse: Eis que o filho do rei reinará, como o Senhor falou a respeito dos filhos de Davi.
4 Isto é o que haveis de fazer; uma terça parte de vós, ou seja, dos sacerdotes e dos levitas que entram no sábado, serão guardas das portas;
5 E uma terça parte estará na casa do rei; e a outra terça parte à porta do fundamento; e todo o povo estará nos pátios da casa do Senhor.
6 Porém ninguém entre na casa do Senhor, senão os sacerdotes e os levitas que ministram; estes entrarão, porque são santos; mas todo o povo fará a guarda diante do Senhor.
7 E os levitas cercarão o rei de todos os lados, cada um com as suas armas na mão; e qualquer que entrar na casa será morto; porém vós estareis com o rei, quando entrar e quando sair.
8 E fizeram os levitas e todo o Judá conforme a tudo o que ordenara o sacerdote Joiada; e tomou cada um os seus homens, tanto os que entravam no sábado como os que saíam no sábado; porque o sacerdote Joiada não tinha despedido as turmas.
9 Também o sacerdote Joiada deu aos capitães de cem as lanças, os escudos e as rodelas que foram do rei Davi, os quais estavam na casa de Deus.
10 E dispôs todo o povo, a cada um com as suas armas na mão, desde o lado direito da casa até o lado esquerdo da casa, do lado do altar e da casa, em redor do rei.
11 Então tiraram para fora ao filho do rei, e lhe puseram a coroa; deram-lhe o testemunho, e o fizeram rei; e Joiada e seus filhos o ungiram, e disseram: Viva o rei!


2 Crônicas 23:1-11
No centro da escuridão moral reinante em Judá é como se existisse um farol cuja luz apontasse para Joás, o pequeno e precioso príncipe. A partir de agora todos os planos de Deus estavam sobre aquela frágil criança, o último “filho de Davi”.

Há muitas semelhanças com outro período mais tenebroso ainda, quando Herodes ocupou injustamente o trono de Jerusalém! O verdadeiro rei dos judeus nascido em Belém estava a salvo, como Joás aqui, do massacre ordenado pelo usurpador. Durante toda a Sua vida, Jesus permaneceu escondido, primeiro em Nazaré, depois sob a “forma de servo” que escolheu assumir. E, mesmo agora, Ele está escondido dos olhos do mundo, nos céus, onde somente pela fé podemos contemplá-Lo e conhecê-Lo. Neste capítulo temos um pobre exemplo do dia do Seu glorioso aparecimento. Como os levitas e os chefes do povo, os que O servem e O esperam no presente um dia estarão com Ele. Aparecerão juntamente com o Senhor em glória (Colossenses 3:4; 1 Tessalonicenses 3:13). Que privilégio estar em tão abençoada companhia! Estar “com o rei quando entrar e quando sair” (v. 7). Cristãos, para que esse também seja nosso destino, precisamos manter-nos perto do Senhor pela fé durante o curto tempo em que Ele ainda está oculto nos céus.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário