terça-feira, 19 de janeiro de 2010

2 Crônicas 23:12-21

2 Crônicas 23:12-21

12 Ouvindo, pois, Atalia a voz do povo que concorria e louvava o rei, veio ao povo, à casa do Senhor.
13 E olhou, e eis que o rei estava junto à coluna, à entrada, e os príncipes e as trombetas junto ao rei; e todo o povo da terra estava alegre e tocava as trombetas; e também os cantores tocavam instrumentos musicais, e dirigiam o cantar de louvores; então Atalia rasgou os seus vestidos, e clamou: Traição, traição!
14 Porém o sacerdote Joiada trouxe para fora os centuriões que estavam postos sobre o exército e disse-lhes: Tirai-a para fora das fileiras, e o que a seguir, morrerá à espada; porque dissera o sacerdote: Não a mateis na casa do Senhor.
15 E lançaram mão dela; e ela foi pelo caminho da entrada da porta dos cavalos, à casa do rei, e ali a mataram.
16 E Joiada fez aliança entre si e o povo e o rei, para que fossem o povo do Senhor.
17 Depois todo o povo entrou na casa de Baal, e a derrubaram, e quebraram os seus altares, e as suas imagens, e a Matã, sacerdote de Baal, mataram diante dos altares.
18 E Joiada ordenou os ofícios na casa do Senhor, sob a direção dos sacerdotes levitas a quem Davi designara na casa do Senhor, para oferecerem os holocaustos do Senhor, como está escrito na lei de Moisés, com alegria e com canto, conforme a instituição de Davi.
19 E pôs porteiros às portas da casa do Senhor, para que nela não entrasse ninguém imundo em coisa alguma.
20 E tomou os centuriões, os poderosos, os que tinham domínio entre o povo e todo o povo da terra, e conduziram o rei da casa do Senhor, e entraram na casa do rei passando pela porta maior, e assentaram-no no trono real.
21 E todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz, depois que mataram a Atalia à espada.


2 Crônicas 23:12-21
A coroação de Joás e sua pública aparição frustraram os planos da maligna Atalia. Da mesma forma, a ressurreição do Senhor Jesus aniquilou os projetos do Inimigo.

A usurpadora morreu ao fio da espada. O castigo que recaiu sobre ela é uma figura do que acontecerá com o Anticristo quando o Senhor aparecer. O “homem da iniqüidade” será jogado vivo no lago de fogo, juntamente com o líder do Império Romano.

No entanto, como sua mãe Jezabel, Atalia, essa abominável mulher que assassinou os próprios filhos, nos faz pensar na falsa Igreja, a grande cristandade professa. Ela desejava reinar, sacrificando para isso almas pela quais era responsável. Qual é o julgamento do Senhor? “Porque diz consigo mesma: Estou sentada como rainha. Viúva, não sou. Pranto, nunca hei de ver! Por isso, em um só dia, sobrevirão os seus flagelos: morte, pranto e fome; e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus, que a julgou” (Apocalipse 18:7-8). A morte de Atalia é seguida pela de Matã, o sacerdote de Baal, e depois pela introdução cerimonial do reinado de Joás.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário