quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Romanos 7:18-20, Jeremias 17:9; Efésios 4:22-24; Atos 9: 5; Romanos 12: 2; II Cor 5.17 e I Pedro 1:23.

Vida Nova em Cristo
"Renovar é viver" ensina um velho ditado. Renovamos a pintura de nossa casa, e parece que essa mudança nos ajuda a viver melhor.

Estreamos um novo terno, um novo vestido, uma nova roupa, colocamos um novo calçado ou simplesmente renovamos a disposição dos móveis da casa, e tais alterações da rotina diária nos reanimam e criam uma melhor disposição.

Porém, se estas pequenas mudanças externas podem, nos oferecer satisfação, você é capaz de imaginar quanto mais proveito poderia nos oferecer uma renovação interior? Uma renovação espiritual?

Quando uma pessoa melhora por dentro, seus pensamentos, suas intenções e seus sentimentos, adquire-se então vida nova. Seu modo de ser se torna mais agradável e até seu semblante se ilumina.

Mas, muitas vezes temos certas atitudes que na realidade, não gostaríamos de ter. E logo sobrevem um sentimento de desgosto, e nos perguntamos confundidos: "Por que sou assim? Quero fazer o bem e quantas vezes as coisas me saem mal."?!

Na verdade, estas palavras não são novas, porque já em seus dias o apóstolo, Paulo se expressou de maneira parecida. Vejamos o que ele escreveu em Romanos 7:18-20 "Eu sei que em mim, isto é, em minha carne, não mora bem algum, porque o querer o bem está em mim, porém não faço. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.

E se faço o que não quero, já não faço eu, senão o pecado que mora em mim."

Esta é a luta de todo o ser humano; querer fazer o bem, porém comprovar com tristeza que nossa inclinação natural nos induz a cometer o mal. O profeta Jeremias afirma em seu livro: "Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9

Quando os Escritos Sagrados mencionam a palavra coração, quase sempre se referem à mente, à vontade, à intimidade da alma. É a nossa mente que é "enganosa" e, "perversa", e está doente e tantas vezes nos atraiçoa.

Porém essa parte do ser pode ser mudada, e em consequência, pode nos assegurar plena felicidade.

Mas, como nossa mente pode ser mudada? A simples compreensão de nossa necessidade não basta; nem tampouco são suficientes a lucidez mental e a força de vontade.

Podemos lutar toda a vida para combater os nossos defeitos, e ainda assim, seguir dominados por eles. A única maneira de mudar a mente é buscando a ajuda de Deus.

Só Ele tem poder para transformar o coração humano. É o único que pode fazê-lo. O mesmo Deus que criou o homem pode recriar o nosso coração, a nossa mente.

A Palavra de Deus deixa claro que uma nova vida é possível e está ao nosso alcance.

"Vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade." Efésios 4:22-24

Temos exemplos na Bíblia de homens que tiveram a experiência de serem tocados pelo dedo de Deus. A voz de Cristo falou claramente ao seu coração.

Saulo era um ardoroso perseguidor de cristãos. Um dia indo, pela estrada de Damasco foi acolhido por um grande luz. Não suportando a claridade caiu, e humildemente perguntou: "Quem és Senhor?" Atos 9: 5

E quando a voz divina indicou o seu dever, Saulo obedeceu sem vacilar. E dias mais tarde, abandonou sua obra perseguidora e começou a pregar a excelência da mensagem de Cristo. Passou das trevas para a luz; do erro para a verdade; do ódio para o amor.

Tempos depois ele haveria de escrever: " Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento." Romanos 12: 2

"Se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". II Cor 5.17

Ninguém pode querer mudar por si mesmo. Todo intento humano termina em fracasso. Porém a maravilha é que, onde fracassa o homem, triunfa Deus!

Vidas, famílias e tribos inteiras tem sido transformadas pela ação da verdade bíblica.

Com razão o Salmista Davi, falando da Palavra de Deus disse que "Restaura a alma". Salmo 19:7. E o apóstolo Pedro foi mais claro quando disse: "Pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente." I Pedro 1:23

Por sua parte o apóstolo Paulo, referindo-se ao poder do evangelho como ensino redentor do homem, declarou que "é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê." Romanos 1:16

Tem você algum defeito, vício ou debilidade que deseja vencer? Lembre-se então que o mesmo poder que mudou Saulo de Tarso, e os canibais do Pacífico, e transpor outros é suficientemente grande para mudar o nosso interior.

Se reconhecermos nossa necessidade e solicitarmos a assistência de Deus, Ele poderá operar o milagre. Seu Divino Espírito e Sua Sagrada Palavra atuarão como invencíveis agentes da divindade.

O Senhor cumprirá então a sua promessa: "Dar-vos ei um coração novo, e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne." Ezequiel 36:26

Vida nova! Dela podemos desfrutar cada dia, com paz e alegria, se pedirmos a Deus, um novo coração, uma mudança de hábitos, porque nossa mente estará restaurada pelo poder do Espírito Santo.

Peça agora mesmo a Deus que lhe dê um novo coração, uma nova vida e você também à semelhança de milhares e milhões, viverá vida nova em Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário