quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Gálatas 6:1-18

Gálatas 6.1-18

1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi -o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.
2 Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.
3 Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana.
4 Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro.
5 Porque cada um levará o seu próprio fardo.
6 Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.
7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.
10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
11 Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho.
12 Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
13 Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
15 Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.
16 E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.
17 Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.
18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém!

Gálatas 6:1-18

Este capítulo nos mostra como agir com um irmão que caiu, sem perder de vista a nossa própria responsabilidade (v. 1); com os que são oprimidos pelas cargas (v. 2); com os "da família da fé"; e, finalmente, com todos os homens, fazendo-lhes o bem (v. 10). Atualmente semeamos tendo em vista a ceifa "a seu tempo". E um princípio fica evidente: o fruto terá inevitavelmente a mesma natureza que a semente. Só um insensato poderia esperar colher trigo onde foram semeados cardos. A carne sempre produzirá corrupção, enquanto o fruto do Espírito produzirá vida eterna (v. 8; 5:22; comparar Oséias 8:7; 10:13). Agora, pois, é o tempo de fazermos a escolha de como semear; mais tarde, todo o pesar será vão.

O cristão já foi declarado "morto para a lei (2:19) e morto para a carne" (5:24). Aqui ele é reconhecido como morto para o mundo e estando o mundo morto para ele (v. 14). Desde então, o mundo não tem mais direito sobre mim, como eu tampouco os tenho para dele usar. Entre o mundo e mim se levanta uma barreira intransponível: "a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo", minha libertação e minha glória. Por um lado, "ser nova criatura"; por outro, "nada" que Deus possa reconhecer (v. 15). Que possamos estar de acordo com Ele nos princípios e na prática!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário