domingo, 20 de dezembro de 2009

2 Coríntios 12:11-21

2 Coríntios 12.11-21

11 Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais apóstolos, ainda que nada sou.
12 Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.
13 Porque, em que tendes vós sido inferiores às demais igrejas, senão neste fato de não vos ter sido pesado? Perdoai-me esta injustiça.
14 Eis que, pela terceira vez, estou pronto a ir ter convosco e não vos serei pesado; pois não vou atrás dos vossos bens, mas procuro a vós outros. Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos.
15 Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma. Se mais vos amo, serei menos amado?
16 Pois seja assim, eu não vos fui pesado; porém, sendo astuto, vos prendi com dolo.
17 Porventura, vos explorei por intermédio de algum daqueles que vos enviei?
18 Roguei a Tito e enviei com ele outro irmão; porventura, Tito vos explorou? Acaso, não temos andado no mesmo espírito? Não seguimos nas mesmas pisadas?
19 Há muito, pensais que nos estamos desculpando convosco. Falamos em Cristo perante Deus, e tudo, ó amados, para vossa edificação.
20 Temo, pois, que, indo ter convosco, não vos encontre na forma em que vos quero, e que também vós me acheis diferente do que esperáveis, e que haja entre vós contendas, invejas, iras, porfias, detrações, intrigas, orgulho e tumultos.
21 Receio que, indo outra vez, o meu Deus me humilhe no meio de vós, e eu venha a chorar por muitos que, outrora, pecaram e não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram.

2 Coríntios 12:11-21

Que tristeza para o apóstolo saber das calúnias contra ele (vv. 14 e 16; 7:2-3; comparar com Atos 20:33). Com uma conduta irreprovável, ele não deixou de andar, juntamente com seus companheiros de obra, nas "mesmas pisadas" de Cristo (v. 18). Se ele responde extensivamente às acusações, não é para se justificar, mas visando a edificação de seus amados coríntios (v. 19). De fato, não reconhecer o ministério de Paulo era o mesmo que rejeitar a autoridade da Palavra divina que ele pregava. Hoje em dia, quantos pretensos cristãos rejeitam alguma parte da Palavra inspirada e particularmente as epístolas de Paulo! Os versículos 20 e 21 nos mostram a que pecados conduzem essa negligência e esse desprezo.

Assim, neste capítulo "encontramos o mais glorioso estado ao qual um cristão pode ser elevado... e a mais miserável condição na qual ele pode cair... Que contraste entre essa elevação do terceiro céu e a vil degradação carnal! E o cristão é capaz de se encontrar em ambas as situações! Que lição e que advertência para cada crente!" (John N. Darby).

Que DEUS abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário