domingo, 20 de dezembro de 2009

2 Coríntios 12:1-10

2 Coríntios 12.1-10

1 Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor.
2 Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)
3 e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)
4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.
5 De tal coisa me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas.
6 Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve.
7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

2 Coríntios 12:1-10

"Um homem em Cristo" é alguém sobre quem a carne perdeu seus direitos (Romanos 8:1,2). Ele é uma "nova criatura" (5:17). Sua posição diante de Deus é a de Cristo e, pela fé, ele já ocupa essa posição no céu. Mas Paulo foi realmente arrebatado ao céu durante um momento inesquecível. E o que aconteceu no paraíso? Ele viu Cristo ressurreto e glorificado e ouviu a linguagem do céu, que não pode ser traduzida em nenhum dos idiomas humanos (v. 4). Que extraordinária honra! No entanto, essa experiência ímpar constituía certo perigo para o apóstolo. Para evitar que ele se ensoberbecesse, foi-lhe dado "um espinho na carne" (10:10; Gálatas 4:14). O apóstolo roga: "Senhor, tira-o de mim, para que o meu serviço não seja prejudicado". "A minha graça te basta" é a resposta do Senhor. Contrariamente às aparências, aquele espinho era o resultado dessa graça. Esse "incômodo companheiro de trabalho" não servia para subjugar a carne de Paulo? Sim, para os que vivem em Cristo, as enfermidades e provas são preciosas: elas contribuem para enfraquecer o homem carnal, a fim de que o poder de Deus se manifeste (vv. 9, 10; 4:7).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário