domingo, 18 de outubro de 2009

2 Reis 8:16-29

2 Reis 8:16-29

16 E no ano quinto de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, reinando ainda Jeosafá em Judá, começou a reinar Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá.
17 Era ele da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e oito anos reinou em Jerusalém.
18 E andou no caminho dos reis de Israel, como também fizeram os da casa de Acabe, porque tinha por mulher a filha de Acabe, e fez o que era mal aos olhos do Senhor.
19 Porém o Senhor não quis destruir a Judá por amor de Davi, seu servo, como lhe tinha falado que lhe daria, para sempre, uma lâmpada, a ele e a seus filhos.
20 Nos seus dias se rebelaram os edomitas, contra o mando de Judá, e puseram sobre si um rei.
21 Por isso Jeorão passou a Zair, e todos os carros com ele; e ele se levantou de noite, e feriu os edomitas que estavam ao redor dele, e os capitães dos carros; e o povo foi para as suas tendas.
22 Todavia os edomitas ficaram rebeldes, contra o mando de Judá, até ao dia de hoje; então, no mesmo tempo, Libna também se rebelou.
23 O mais dos atos de Jeorão, e tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas de Judá?
24 E Jeorão dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi; e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.
25 No ano doze de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão , rei de Judá.
26 Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri, rei de Israel.
27 E andou no caminho da casa de Acabe, e fez o que era mal aos olhos do Senhor, como a casa de Acabe, porque era genro da casa de Acabe.
28 E foi com Jorão, filho de Acabe, a Ramote de Gileade, à peleja contra Hazael, rei da Síria; e os sírios feriram a Jorão.
29 Então voltou o rei Jorão para se curar, em Jizreel, das feridas que os sírios lhe fizeram em Ramá, quando pelejou contra Hazael, rei da Síria; e desceu Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, para ver a Jorão, filho de Acabe, em Jizreel, porquanto estava doente.

2 Reis 8:16-29
No começo do capítulo 8, reaparecem certas personagens: a mulher sunamita a quem o Senhor guardou durante o período de fome; depois Geazi, que parece ter prosperado apesar da lepra. De fato, nós o encontramos na corte real onde Deus o usa para obter justiça para a sunamita. Eliseu visita Damasco e seu encontro com Hazael é relatado. O último assassina Ben-Hadade e apodera-se do trono da Síria. Ben-Hadade, testemunha da cura de Naamã, morre uma morte miserável.

Por fim, nos versículos 16 a 29, vemos em paralelo a história dos reis de Judá e Israel. Jeorão, filho de Josafá, passou longe de seguir o bom exemplo de seu pai. E a razão para isso é dada: “a filha deste [Acabe] era sua mulher” (v. 18). Note mais uma vez como é grande a influência de uma mulher ou marido sobre o cônjuge. Jeorão, rei de Judá, era irmão de Jorão, rei de Israel, que já conhecemos bem. E, por sua vez, o filho dele, Acazias, se tornou “genro da casa de Acabe” (v. 27). Eram excelentes alianças sob o ponto de vista mundano, mas aos olhos do Senhor só havia infidelidade. Veremos mais tarde as trágicas conseqüências dessas uniões.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário