segunda-feira, 19 de outubro de 2009

2 Reis 9:1-15

2 Reis 9:1-15

1 ENTÃO o profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas, e lhe disse: Cinge os teus lombos; e toma este vaso de azeite na tua mão, e vai a Ramote de Gileade;
2 E, chegando lá, vê onde está Jeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi; entra, e faze que ele se levante do meio de seus irmãos, e leva-o à câmara interior.
3 E toma o vaso de azeite, e derrama-o sobre a sua cabeça, e dize: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel. Então abre a porta, foge, e não te detenhas.
4 Foi, pois, o moço, o jovem profeta, a Ramote de Gileade.
5 E, entrando ele, eis que os capitães do exército estavam assentados ali; e disse: Capitão, tenho uma palavra que te dizer. E disse Jeú: A qual de todos nós? E disse: A ti, capitão!
6 Então se levantou, entrou na casa, e derramou o azeite sobre a sua cabeça, e disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Ungi-te rei sobre o povo do Senhor, sobre Israel.
7 E ferirás a casa de Acabe, teu senhor, para que eu vingue o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do Senhor, da mão de Jezabel.
8 E toda a casa de Acabe perecerá; destruirei de Acabe todo o homem, tanto o encerrado como o absolvido em Israel.
9 Porque à casa de Acabe hei de fazer como à casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como à casa de Baasa, filho de Aías.
10 E os cães comerão a Jezabel no pedaço de campo de Jizreel; não haverá quem a enterre. Então abriu a porta e fugiu.
11 E, saindo Jeú aos servos de seu senhor, disseram-lhe: Vai tudo bem? Por que veio a ti este louco? E ele lhes disse: Bem conheceis o homem e o seu falar.
12 Mas eles disseram: É mentira; agora faze-nos saber. E disse: Assim e assim me falou, a saber: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel.
13 Então se apressaram, tomando cada um a sua roupa puseram debaixo dele, no mais alto degrau; e tocaram a buzina e disseram: Jeú reina!
14 Assim Jeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi, conspirou contra Jorão. Tinha, porém, Jorão cercado a Ramote de Gileade, ele e todo o Israel, por causa de Hazael, rei da Síria.
15 Porém o rei Jorão voltou para se curar em Jizreel das feridas que os sírios lhe fizeram, quando pelejou contra Hazael, rei da Síria. E disse Jeú: Se é da vossa vontade, ninguém saia da cidade, nem escape, para ir denunciar isto em Jizreel.


2 Reis 9:1-15
Muito tempo antes, no monte Horebe, Deus havia dito a Elias que Jeú seria o sucessor de Acabe (1 Reis 19:16). Mas Deus jamais se apressa quando se trata de julgamento. Somente quando todos os outros recursos de Sua graça esgotam é que Ele decide agir. Eliseu não ungirá esse novo rei como o executor da justiça porque é o profeta da graça. Um jovem dos filhos dos profetas é escolhido para essa tarefa.

Isso mostra que uma importante obra pode ser confiada pelo Senhor a um jovem. A obra em questão era apresentar-se diante dos líderes do exército de Israel, na guarnição de Ramote-Gileade, e derramar o óleo da unção sobre a cabeça de Jeú, provavelmente o comandante supremo. Isso não era algo grande demais para intimidar esse jovem profeta? Mas, quando obedecemos a Deus, podemos contar com Sua ajuda na mais difícil das situações. O versículo 7 nos mostra que Deus não esquece os sofrimentos de Seu povo. E como Ele poderia então esquecer o sangue de Seu Filho, derramado pelos culpados?

Escolhido pelo Senhor, reconhecido por seus oficiais, o novo rei entra em ação imediatamente, sem desperdiçar um só segundo.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário